quarta-feira, 27 de junho de 2007

Quantos vegetarianos existem?

Difícil responder essa pergunta, já que ela não consta no censo do IBGE, por exemplo.

Mas podemos ter algumas idéias. Quantas pessoas estão inscritas na comunidade Sou Vegetariano, do Orkut? O maior site de redes sociais do Brasil? Hoje, 27 de junho, são membros dessa comunidade, ou seja, se declararam vegetarianos, 10.747 pessoas!

E pelo jeito está crescendo cada vez mais, porque há dois dias, em 25 de junho, eu tinha dado uma olhada, quando planejava este post, e estava com 10.723 pessoas. Ou seja, aumentou em 24 pessoas, ou 12 por dia!

Exclusão digital

E é claro, lembrando que essa conta não consegue incluir os vegetarianos que não usam Orkut, muitos dos quais nem acesso à internet têm. Segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 33,32% das pessoas no Brasil já acessaram a internet, e apenas 14,49% dos domicílios (residências permanentes) possuem internet. Saiba mais no site do Comitê Gestor.

Ok, é possível que alguns dos perfis lá registrados sejam "fake", falsos. Mas normalmente esse tipo de perfil não se daria ao trabalho de entrar em uma comunidade dessas, só querem saber de ficar enviando scraps/recados-spam pras pessoas. De todo modo, essa comunidade é bem ativa, sem spam lá dentro e seus últimos 12 tópicos de discussão tiveram contribuições hoje!

Interesse

Também é bom ressaltar que também "são integrantes da comunidade pessoas que querem discutir civilizadamente o vegetarianismo (mesmo não sendo vegetarianas) e pessoas que querem se tornar vegetarianas", como diz Renata, criadora da comunidade. Ela diz ainda: "Tem gente que colocou até o hamster de estimação e eu não impedi." Mesmo assim, na falta de uma base estatística verdadeira, elejo esta pra quebrar um galho por enquanto. Mesmo com os hamsters e os não vegetarianos que gostariam de discutir vegetarianismo, o nome da comunidade é "Sou vegetariano (a)". logo, a maior parte deve ser vegetariana mesmo. Digamos, talvez ao menos 80% ou 70% devem ser, sei lá.

Porque eu quis apresentar esse número? Para se mostrar que tem muitas pessoas que não comem carne, ou pelo menos se interessam por isso. Tem gente que pensa que é muito pouca gente. E acreditam mesmo que não dá pra sobreviver, ou se alimentar bem, sem carne.

Outra estatística interessante é a do Sítio (site) Vegetariano: ele recebe 4 mil visitas por dia e um milhão de hits (cliques dentro do site) mensais. A lista veg-brasil (lista de discussão por e-mails) tem em média uns 2000 membros permanentemente, como diz a coordenadora do site e da lista, Marly Winkler. Isso mostra bem o interesse pelo vegetarianismo. Mas é claro, seria melhor se houvesse uma pesquisa nacional pelo IBGE, por exemplo.

Artigo, reportagem e ciência

Pesquisando mais, no entanto, acabei descobrindo um artigo no site Vegetarianismo.com.br, que faz uma bela análise do assunto, leia aqui.

Também tem uma interessante reportagem da revista Época. Leia aqui. É surpreendente como uma revista do porte da revista Época, a segunda de maior circulação do Brasil, mostra que o vegetarianismo não tem nenhum risco, pelo contrário, só traz benefícios.

Uma informação que chama a atenção, por exemplo, é que 28% dos brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Ipsos, têm vontade de reduzir a carne de sua dieta.

Mais de dez por cento da população inglesa é vegetariana, segundo o artigo relatado.

Termino com uma bomba: segundo o Dr. T. Colin Campbell, que estudou a relação entre dieta e doenças, os vegetarianos vivem de 8 a 10 anos a mais que os não vegetarianos. Ou seja, quem está na vantagem?

Não vou repetir tudo o que encontrei no belo artigo do site dos vegetarianos e na reportagem da Veja. Confira, que vale a pena. Desse modo, sua atitude pode ser qual você quiser; mas falta de informação não vai ter. Se quiser uma abordagem multimídia, assista o vídeo A Carne é Fraca, que já publiquei em outro post, quando eu estava começando a ser vegetariano.

Nenhum comentário: