sábado, 4 de outubro de 2008

Como era a cara de Jesus Cristo?

Instigado por um comentario de Daniela Prado, em um post da Livia Maat no Stoa da USP, resolvi produzir este post.

Acho Cristo um gato, lindo!!! Principalmente quando é representado de cabelos castanho-claros longos e olhos azuis ou cor de mel. Tenho até algumas imagens dele em casa (que ganhei de minha mãe) para os momentos de solidão.
==========

o problema eh que a aparencia de Jesus Cristo mesmo, de acordo com arqueologos, etnologos, historiadores, teologos, etc., nao tem nada a ver com essa carinha europeia. esta minha fala eh baseada principalmente em reportagens que li na Veja ou Superinteressante faz um tempo, mas como nao tenho aqui...

bem, aqui esta uma lista de um monte de imagens de Jesus que foram realmente feitas para representa-lo ao longo dos tempos: http://www.religionfacts.com/jesus/image_gallery.htm

com certeza para nos, influenciados pela cultura europeia como suprema (e odeio isso, apesar de o padrao europeu de beleza tambem fazer parte de meus ideais, claro), consideramos e gostamos de considerar Jesus como um loirinho delicado, como nas imagens:



http://www.religionfacts.com/jesus/images/mormon-jesus-by-del-parson.jpg

e http://www.espada.eti.br/p223.asp ("Cabeça de Cristo", pintada pelo artista Warner Sallman, em 1941)

mas a imagem real de Jesus Cristo tinha muito mais a ver com a seguinte:



(essa eh a imagem que me lembro de ter visto na Super ou na Veja, produzida por analises de etnologos, historiadores, etc.)

nas versoes seguintes, ainda tem algo a ver pelo menos, mas esta bem bonitao:

http://www.watchtower.org/t/200612/article_01.htm

http://www.watchtower.org/t/20050915/article_01.htm

================================================
================================================

veja alguns trechos que coletei em alguns sites:

"Consideravelmente, a Bíblia parece não dar grande importância à aparência física de Jesus. Isaías nos diz: "Ele não tinha beleza, nem formosura e, olhando nós para Ele não havia boa aparência Nele, para que O desejássemos". (Isaías 53:2)"
http://www.suaescolha.com/essay/jesusverdadeiro.html

================================================

texto bem escrito de um pastor bem razoavel, baseado em trechos biblicos e em cultura judaica:

"Alguns eruditos bíblicos acreditam que talvez a representação mais próxima possa ser um desenho a carvão encontrado em uma parede nas catacumbas de Roma (...) Esse desenho em particular, retrata Jesus com fisionomia judaica e cabelo preto cortado bem acima dos ombros, como era o costume entre os homens daquele tempo. Afirmar que Ele tinha cabelos longos é mostrar ignorância da tradição judaica (...)
"Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?" [1 Coríntios 11:14]

Jesus de Nazaré foi um carpinteiro (...) O trabalho manual duro (...) As mãos de Jesus deveriam ser bem calejadas e Seu físico bem musculoso devido ao esforço físico (...) Naquele tempo, a expectativa média de vida entre os homens pobres da classe trabalhadora estava na faixa dos 35-40 anos (se tanto, devido aos rigores do trabalho pesado, à má nutrição e às doenças). Por causa desses fatores, a aparência de Jesus provavelmente seria a de um homem mais velho.

"Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?" [João 8:57]

Como um homem de trinta anos, sua barba (e bigode) teriam sido muito mais cheios e menos aparados do que na representação da gravura, pois a Lei proibia os homens de apararem os cabelos da face.

"Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba." [Levítico 19:27]

Além disso, a partir da profecia encontrada no livro de Isaías, parece provável que a aparência de nosso Senhor era a de um trabalhador comum de seu tempo.

"Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos." [Isaías 53:2; ênfase adicionada]"

=========================================

alem do txt anterior em http://www.espada.eti.br/p223.asp , tb ha este, mto bom:

"Não tinha olhos Azuis. Ninguém ali tinha olhos azuis. E que dizer dos traços físicos de Jesus? Provavelmente eram semitas. Ele os teria herdado de sua mãe, Maria, que era judia. Os ancestrais dela também eram judeus, da linhagem dos hebreus. De modo que os traços físicos de Jesus provavelmente eram como os de um judeu comum.

Mesmo entre seus apóstolos, Jesus evidentemente não se destacava como fisicamente muito diferente, pois Judas teve de traí-lo aos seus inimigos com um beijo identificador. Portanto, Jesus podia facilmente misturar-se no meio de multidões. E ele fez isso, pois, pelo menos uma vez, viajou da Galiléia a Jerusalém sem ser reconhecido. — Marcos 14:44; João 7:10, 11. (...)

Ele tinha pele morena clara... como os judeus dali...além do mais andava muito... rsrsrsrs tomava muito sol. Era forte. Certa vez ele expulsou vendedores do templo. Será que alguem fraquinho faria isso?
Precisava ser forte para andar como ele andava. Ele quase não aparava para descansar... Tinha cabelo curto.. iguais da sua época. (...)

os artistas renascentistas retratavam um Jesus que queriam ver... iguais aos europeus.... ninguém queria Jesus moreno e de pele escura."

link: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080922113447AAX0gMn

==================================

e isso importa, no fim das contas?

eh claro que a aparencia de Jesus nao eh o mais importante mesmo (este post foi mais a titulo de curiosidade, alem de buscar trabalhar estereotipos e manipulacao ao longo dos tempos), mas sim a mensagem de sua vida: paz e amor (bem ao estilo hippie, rs - calma, eh uma brincadeira). humildade tambem pode muito bem ser acrescentado ai... inclusive considerando sua aparencia e vida. e ainda encaixa no modo de vida dos hippies, rs.

qto a isto incluir respeito aos animais e vegetarianismo, sua mensagem hoje, da maneira como a sociedade tem evoluido (apos 2000 anos de sua passada por aqui), pode muito bem ser assim interpretada, a ver por analises aqui, aqui, e aqui, por exemplo, mas eh claro que, inserido na sociedade e cultura da epoca, tao antiga, imerso na cultura carnivora assim como nos na cultura que ama a aparencia europeia (e q tb ainda adora comer carne, apesar de isto estar mudando), pode mto bem nao ter sido.

resta-nos apenas tomar sua mensagem e analisar, considerando seu contexto historico, sob tambem a perspectiva de hoje, dadas nossas possibilidades.

16 comentários:

Anônimo disse...

Não importa o rosto dEle!!!!importa que Ele veio pra salvar a humanidade.Será que Ele tinha genética?Ele é o próprio Deus!!Se cabelo mel,olho azul. ou cabelo negro e olhos idem, pouco importa.Ele de qualquer jeito é lindo e santo.

Pr.Samuel de Oliveira disse...

O mais importande não o como jesus é em sua aparencia mais sim como Jesus é em poder e Graça.

Maurício Kanno disse...

eita, será q meus prezados leitores não leram a parte final do texto, com o título "e isso importa, no fim das contas?"?

eu falei exatamente isso, que a aparência não é o mais importante, mas que é uma curiosidade legal a ser trabalhada, além de ser bom para refletir sobre estereótipos e a questão da dominação passada por certo tipo de imagem.

Midian Almeida disse...

Amigo, gostei muito do seu enfoque e usei algumas partes de seu texto numa abordagem q fiz, bastante indignada, no meu blog.
Grande abraço
Midian Almeida
www.midiancantora.blogspot.com

Anônimo disse...

vc e um babaca falando da beleza de jesus bestas idiotas inpocatras que adimitem esas situações ele deu sua vida por todo nos naum por beleza bando de idiotas

Anônimo disse...

Isaías capítulo 52:versículo 13 ao
15.Vocês veram como era a face de
jesus.

Anônimo disse...

poderia ser de olhos claros sim ,e
le era descendente de Davi.

Jessé Borges disse...

creio que comentar sobre a aparência de Jesus é relevante pois mostra a alienação vendida pela cristianismo institucionalizado...reconhecer Jesus como fruto de sua etnia é reconhecer a Soberania de Deus, que rompeu com o homem no Édem (Mesopotâmia) e restabelece com este a partir de Abrão (Mesopotâmia). Jesus é o novo Adão, segundo Paulo!

Midian disse...

Nossa como tem gente ignorante meu Deus!

Anônimo disse...

Gostei muito de seus comentários. Dá para esclarecer os menos esclarecidos ou os duvidosos quanto as características de Jesus Cristo. Muito bom mesmo!

Cristiane S. B. de Paula disse...

Olá Maurício!
Adorei seus comentários e concordo com tudo que vc postou sou Cristã e também não aprovo a insistência em propagar um Jesus europeu, fugindo das raízes e dos relatos Bíblicos. Parabéns!!!! Deus te abençoe, felicidades.
Att, Cristiane S. B. de Paula

Maurício Kanno disse...

Oi, Cristiane! Nossa, sabe que fico feliz e aliviado ao ler seu comentário?

Tem tanta gente que passou por cima do que escrevi e não tem uma mente aberta e crítica como você, para entender o que é que estou analisando de verdade...

Art Robson e Afins disse...

Olá adorei seu post. Que pena que algumas pessoas só de tocar no nome do Jesus Cristo venham a dar quase um "piti" como se discutir a aparência dele fosse macular o que ele representa... Esse Cristo que mostram nas igrejas é bem sensual sim, musculoso embora magro mas corpo bem trabalhado e uma beleza européia.

Carlos Henrique Oliveira disse...

Aparecia não importa, tolos são aqueles que crêem que akilo que provem do Coração reflete na "feição".
Cristo foi bem mais que um homem o que ele realmente nos propôs a ensinar quando na terra

Anônimo disse...

é ...poucos entendidos no assunto de jesus!! continuam brigando e se exaltando só de ouvis seu santo nome em vão !!! falta leitura , sabedoria . Continuam os bárbaros de sen=mpre do sec xvi onde trucidaram filósofos , pessoas maravilhosas em nome da fé !!! Fé que fé ?fé é respeitar o outro . Jesus realmente ninguém sabe como era , claro que deveria ter as caracteristicas da época e Mauricio está tentando mostrar isso !!! não importa como foi mesmo ,mas leiam e parem de agredir . Esse é o mal das religiões , da politica e da falta de conhecimento !!! AGRESSÃO AO DESCONHECIDO !!!! sempre falam assim ...bebo da melhor fonte !!! que ridiculo !!a única coisa que não fazem é orar de verdade !!!

Unknown disse...

Yeshua Yamashia seria como comparar um nordestino com um Jesus Cristo de Blumenau. Atitudes, aparências, gestos e ações totalmente irreais entre um mítico e um ficcional. Muitas pessoas mente fechadas dão piti quando tocam no ungido do Senhor.