terça-feira, 15 de maio de 2007

Provocações libertárias, ecológicas, vegetarianas, sustentáveis



Enviei um e-mail para a equipe do Jornal do Campus da USP, comentando alguns assuntos libertários/anti-libertários da última edição, que saiu hoje. Segue meu texto (o texto foi publicado resumidamente, na seção Cartas dos Leitores, na edição seguinte).

"Olá, cara equipe do Jornal do Campus.

Parabéns pelo trabalho no jornal, sei que dá muito trabalho... Já passei por isso um dia... Lá por volta de 2004. [Desde então fiz outras reflexões, que compartilho aqui.]-> (escrito somente aqui)

Bom, gostaria de dizer que amei a matéria sobre os estrangeiros na USP, típica matéria que um carinha sugere, mas o pessoal acaba falando, pô, que matéria mais boba, fria, etc... Mas é bem interessante e gostosa de ler, conhecer mais sobre no que dá essas diferenças culturais. Tenho um filme que não lancei ainda que trata sobre essas questões também.

Também, claro, não podia faltar uma matéria sobre a ocupação na Reitoria, são assuntos que chamam a atenção; é um marco histórico de ousadia e organização.

-------------------



Bicletada; visite o blog Apocalipse Motorizado

Bom, gostaria de comentar outras três matérias que me chamaram a atenção. Preciso fazer algumas provocações para vocês (e quem sabe também para os leitores, se vocês julgarem válido publicar algo deste meu texto, que acabou ficando longo).

Uma delas é sobre o ciclista agredido. É triste ver como ainda se atacam esses defensores do meio de transporte mais sustentável do planeta. Nem preciso falar como nossa sociedade que se atulha mais e mais de automóveis está nos levando a cidades caóticas, poluídas e engarrafadas. Ver o vídeo A Sociedade do Automóvel, exibido durante o evento FEAmbiental (sim, é um assunto em discussão na USP).

Este é o link para o site do filme: http://paginas.terra.com.br/arte/sociedadedoautomovel/
Este, para meu comentário no meu blog sobre o FEAmbiental, com a cópia da programação do evento (alguém por acaso cobriu este evento? Se sim, seria ótimo... Porque eu não consegui participar, devido ao trabalho. Mas os palestrantes na programação do evento ainda podem ser buscados, são acessíveis.): http://mauricio-kanno.blogspot.com/2007/05/fea-ambiental-debates-na-usp-sobre-meio.html

-------------------------------------------------------

Outra matéria (ou dupla delas) que me chamou a atenção foi sobre "Quebra de Patente" - "Decisão de Lula estava prevista em tratados" e "Agência USP acelera processo de patentes". Aliás, apesar de falarem sobre o mesmo assunto, acho que a solução gráfica para isso não foi boa. Quem passa os olhos, não percebe que as duas matérias tratam do mesmo assunto. Mas não é esse o ponto. Falta contextualizar com uma tendência oposta a essa idéia de propriedade intelectual. Transcrevo abaixo um texto sobre o módulo 3 da capacitação do Programa Acessa São Paulo, do governo estadual (de inclusão digital). Foi escrito por mim com uma das capacitadoras, a Érica Franco Teixeira.


"Módulo 3 - Produção Colaborativa

O aprimoramento das técnicas e as grandes descobertas humanas só foram possíveis quando os homens conseguiram conviver em grupo. Com a escrita, tornou-se viável transmitir e compartilhar conhecimentos. Até chegarmos hoje às técnicas de reprodução de obras, quando aparece a propriedade intelectual, que dificulta o processo de compartilhar conhecimento.

Buscando evitar essas barreiras, surgiram movimentos de cultura livre, como o de software livre, distribuído gratuitamente e de códigos transparentes. Além de apoiar e estar incluso nesse movimento, o AcessaSP criou a Rede de Projetos, em que monitores ou usuários podem montar projetos nos seus postos colaborativamente, trocando idéias para melhorar suas ações."

Bem, e o que o AcessaSP tem a ver com a USP? A Escola do Futuro da USP, onde trabalho, é quem realiza essas capacitações de monitores desse programa de inclusão social e digital.

E é bom lembrar de que não e só de software livre que vive essa tendência renovadora dos hábitos coletivos de partilha do conhecimento (idéia contra a de patentes). Há diversas licenças regulamentadas que prevêem a liberação de certos direitos. Ver Creative Commons e Wikimedia. E também ver o Stoa, o site de redes sociais da USP (uma espécie de Orkut da USP), desenvolvido pela USP, que já reconhece essas diferentes licenças.

Ver então, por exemplo: http://www.creativecommons.org.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikimedia
http://www.dominiopublico.gov.br/
http://stoa.usp.br

----------------------------------------

Por último, o mais delicado e polêmico (lembrem-se, são provocações, reflexões, não necessariamente críticas):

Senti ojeriza ao ver estampado na seção Retrato do Campus um cadáver, aparentemente de boi ou outro animal. A troco de que se mostra um lugar tão repugnante, um açougue, dentro do Grêmio da Prefeitura do Campus? E se fosse um cachorro ou gato pendurado, qual a diferença? Porque alguns animais são mutilados, massacrados e despelados, além de devorados em nosso dia-a-dia, e outros são adotados como companheiros?

Me parece ser uma reflexão que tem paralelos na divisão de classes sociais entre seres humanos, e também lembrando do tempo da escravidão, em que alguns seres humanos eram realmente considerados "não-humanos". Ou não-merecedores-de-respeito.

É importante ressaltar que, além da questão ética envolvida aqui, também há a ecológica, de sustentabilidade do planeta. Afinal, há uma perda de recursos enorme quando se consome animais, pois eles, por sua vez, consumiram muitos e muitos vegetais. Esses vegetais poderiam ter sido consumidos diretamente por nós humanos, de maneira a nutrir muito mais pessoas, e evitando o desperdício de energia e nutrientes que foram utilizados pelo animal morto; além de evitar também o sofrimento desses animais.

Para mais informações sobre essas implicações, consultar o documentário A Carne é Fraca: http://mauricio-kanno.blogspot.com/2007/03/vdeo-realista-e-vegetariano-carne-fraca.html

Eu sei, parece algo revolucionário e estranho; mas é a realidade. Aliás, também existem vegetarianos na USP. Há uma comunidade no Orkut chamada Veganos e Vegetarianos na USP , com 208 membros. Começo a conhecer aos poucos esse povo. Até começando a montar um "Dia do Bandejão Vegetariano", na primeira quarta-feira de cada mês...

Abraço e bom trabalho,
Maurício Kanno
http://mauricio-kanno.blogspot.com/
(11) 9564-4568/ 3091-6366/9107

Formado na ECA em Jornalismo em 2006,
Trabalhando na Escola do Futuro da USP desde 2005."

Ah, aproveitando, veja atletas vegetarianos: http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=545&Itemid=122

Nenhum comentário: