quinta-feira, 10 de maio de 2007

delicious / favoritos online brasileiros também existem e funcionam!

olha, bem que tentei achar um substituto ao delicious em português, um Favoritos (para indicar os seus sites favoritos) facilmente, online, e compartilhar com o povo, mas na listinha do http://lista2.0br.com.br/ inicialmente tive fracasso, porque sempre dava erro neles. Mas depois deu certo, não sei bem o que houve.

Pois bem, encontrei 3 sites equivalentes, que teriam essa função:

favoritosbr - http://favorit.0br.com.br/ -> este está com pau (não sei se temporário), apesar de ser o único que eu conhecia antes.

linkblog - http://linkblog.com.br/ -> este funciona ok, mas tem umas propagandas chatinhas na homepage; mas elas não aparecem na sua página de links.

uma coisa legal que eu achei é que o site traduziu também as "tags", para "categorias". ótimo! ah! mas não traduzem "post".

tive pau inicialmente pra cadastrar, mas depois ficou ok. mandei e-mail pra eles sobre isso, eles não me responderam ainda, depois de algumas horas.

garimpar - http://www.garimpar.com.br/favoritos/ -> não tem propaganda chatinha logo de cara, tem sua página de links ok. aliás, não tem propaganda nenhuma.

aqui também tive problema de início para cadastrar, mas foi rápido o retorno do e-mail que enviei. e não tenho mais problemas com o site.

permite importar seus links do delicious (importou também minhas tags, mas pensei que ia ficar sem tags, veja a explicação que se dá na hora da importação: "As TAGs inseridas serão atribuidas a todos os favoritos importados. Caso nao coloque nenhuma as TAGs serão "Importado" "Usuario"")

manteve o termo "tag" (mas acho que não dá uma boa explicação do termo: "TAGS são palavras chaves inseridas para facilitar e melhorar a relevância dos resultados." muito erudito, confuso), em inglês, mas traduziu "post" para "Favorito", ótimo. Sistema Ajax para a ajuda e outras coisas, ótimo, bem melhor a tecnologia aqui do que a do linkblog. bem mais fluido. só não gostei muito da fluidez das tags, o modo cloud poderia não ficar na janelinha, fica pouco espaço de manobra para consultar as tags.

além disso, não tem uma boa revisão gramatical do conteúdo, como "O quê são Tags?" (não tem acento), "O Favoritos on-line é maneira mais rápida" (deveria ser "é a maneira"); pior esta construção de frase: "O favorito público todos os usuários do site tem acesso a este favorito e sabem que o criou." "vígula ou ponto e vígula nas TAGS." pô, "vígula"? assim não dá, com este português... melhor em inglês.

conclusão
bem, a melhor destas opções com certeza é o garimpar, mas de todo modo, fiquei com dúvidas, por não serem empresas conhecidas, e ter dado pau na primeira tentativa de cadastro. além disso, não oferecem coisas que o delicious não ofereça. julio boaro, amigo meu no lidec, me disse que apóia iniciativas brasileiras, mas elas precisam ser mais criativas. senão não adianta, elas não vão sobreviver. e não podemos confiar nelas para depositar nossos links favoritos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá amigo,
Eu uso o Favoritus, que é brasileiro e existe desde 2006, muito bom, simples e rápido:

http://www.favoritus.com.br

http://www.favoritus.com

Abraço.