sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Ratos: vítimas da ciência

Independente de toda discussão sobre contra ou favor de usar ratos em experimentos, encontrei uma comunidade no orkut chamada "Heróis da ciência", e quero dizer que este nome é incoerente e errado. Heróis se sacrificam ou lutam por algum ideal por iniciativa própria. Ratos não fazem isso. Eles são usados contra sua vontade. Como a maior parte dos outros animais, aliás...

É um grande sofisma cultural essa história de os animais fazerem as coisas pelo nosso bem, por sua própria vontade... Que nem nos livrinhos didáticos do primário: "a vaca nos dá seu leite e sua carne"...

4 comentários:

Guiga disse...

Pois é. Aí tem sempre um espertinho que diz "ah, mas não fossem os estudos realizados em animais, a ciência não teria evoluído ao ponto onde estamos!"...sim, concordo. Mas "antigamente" também faziam sacrifícios humanos, guilhotinavam pessoas em praça pública e outras atrocidades. nem tudo que foi feito anteriormente deve prosseguir, afinal nosso entendimento é outro.
Mas o ser humano continua achando que é superior aos animais...infelizmente.

Dea disse...

hehehe sempre que entro aqui tenho a certeza de que vou encontrar algo com uma perspectiva diferente da que esta na minha cabeca! legal Xe! :D

Queria te perguntar uma coisa, vc sabe como faz pra deixar o texto de um post curto com o link para expandir na mesma pagina, igual no do Ibere? Sei que ele mesmo criou o dele... Eu tenho blogger tb, se vc souber me avisa.

Maurício Kanno disse...

Opa, legal, Déa! Para mim tb, acredite, são novas perspectivas para mim, e por isso que gosto de divulgá-las!

Olha, qto aos links para posts expansíveis, já fiz um post sobre isso há algum tempo, veja: clique aqui!

VÉSPERA DE SEXTA disse...

Tive uma dentista que dizia que e não fossem os campos de concentração nazistas e stalinistas, a ciência não teria evoluído tanto no conhecimento do cérebro humano. Bem, eu não pude responder nada porque estava com a mandíbula presa, mas quando saí do consultório, fiz questão de dizer que realmente deve ter sido um grande progresso para a ciência e um retrocesso para a humanidade. Por amor ao meu belo sorriso (rsrsrs), nunca mais voltei ao consultório dela...