Blogs são espaços de verdade absoluta e/ou de conversação?
Este texto é minha opinião sobre discussão iniciada na lista web_lab@googlegroups.com, por Júlio Boaro e Dani Matielo.
Blogs são espaços em que você pode se tornar uma espécie de articulista, penso eu. Ou ao menos dar espaço para notícias / artigos / pensamentos de outras pessoas com as quais você concorde e queira que sejam mais destacados.
Verdade absoluta? Não creio que se deva fazer este juízo extremo. As pessoas escrevem o que elas acreditam e concluíram. Mas não que seja uma verdade absoluta. Tanto que, uma coisa que acho fantástica nos blogs é a possibilidade, frequentemente exercitada, muito mais que em artigos ou notícias de grandes jornais, de você colocar comentários.
E por este fenômeno posso concordar com o que Dani falou de Hernani Dimantas, sobre os blogs serem, às vezes, "espaços de conversação". De fato, em meus blogs, no Blogger e no Stoa USP (principalmente) várias pessoas já comentaram, criando um debate mais ou menos intenso. É claro, fica tudo pendurado, baseado, no seu post inicial. E nem sempre isto ocorre.
Mas sem uma boa fagulha, é difícil começar um incêndio. Assim como o meu post "NÃO ao uso de animais no ensino". (Aliás, ele gerou tamanha discussão, com 29 respostas, apenas na Rede Stoa USP, apesar de também eu o haver publicado no Blogger; outra coisa: eu não o escreveria com os mesmos termos hoje, mas o fato é que gerou um bom debate.)
Assim como qualquer um que queira iniciar uma discussão num fórum. Tem que "pegar" bem o início. E o destaque dado no blog para o post do blogueiro é importante por isso também.
Mas retomando: relativamente a outros sites mais tradicionais, sim, os blogs são espaços de conversação.
E principalmente nos casos em que se utilizar idéias que pareçam estranhas e inovadoras, ao que se pode eventualmente criticar e acusar de "verdade absoluta", é necessária uma argumentação eficiente. Isso ameniza ou desfaz esta impressão. Fora isso, a afirmação com segurança de uma idéia é muito importante, lembrar que em qualquer dissertação, ficar num tom de mais ou menos e dúvida não é adequado.
Porque isso deve acontecer principalmente para idéias aparentemente estranhas e inovadoras? Porque "verdades absolutas" são utilizadas o tempo todo, sem as quais a comunicação não acontece. São pressupostos. O céu é azul. A democracia é necessária. Sofrimento é ruim. E por aí vai...
Abraço,
Maurício Kanno
http://blog.kanno.com.br
http://stoa.usp.br/mauriciokanno/weblog
2 comentários:
Eu acho, sim, que os blogs são hoje o mais poderoso meio de debate de idéias já criado, e vou defender isso no meu TCC.
Quando, por exemplo, que o Xenônio iria me convencer a ficar uma semana sem comer carne, como aconteceu agora? hehehe!
Aquele vídeo do matadouro acabou com o meu estômago...
Putz, Iberê, fico contente com sua atitude...
Realmente, também acho que os blogs são uma ferramenta poderosíssima, e por isso que faz cerca de um ano que estou mantendo este blog, com força total!
(Apesar de ter iniciado outro quando estava fora do país, que não durou muito...)
Postar um comentário