sexta-feira, 9 de novembro de 2007

O Google dá nota para seu site! + Atualizando navegadores!

Acho que já dá pra mudar de assunto um pouco, né? :) Até eu tô cansando de falar de vegetarianismo, rsrs...

PageRank

Bem, pois é, o que mais importa aqui é que tanto na versão atualizada do Firefox como do Explorer apareceu uma ferramenta chamada PageRank. Ela é ótima e muito divertida!!! Dá vontade de ficar brincando com ela várias vezes, em vários sites diferentes! (Pra mim foi assim, rs)

Para cada site em que você entra, ela colore de verde (oba! viva veg, rs!) um pedaço de uma barrinha vertical. Quanto mais preenchida a barrinha, mais importante é o site para o Google. Ao entrar em qualquer site (procure fazer isso com a página principal do site), dê um tempinho para a barrinha analisar o site, e então veja se algo muda lá. Experimente colocar o mouse em cima desse símbolo de PageRank para ler: "O PageRank é uma avaliação do Google sobre a importância desta página (X/10).", onde X é uma nota de 2 a 10.

Veja o resultado de algumas experiências que fiz (não achei site com nota 0 ou 1):

Nota 2: O Portal Curioso (meu site artístico) e Animais de Pêlo (blog que montei para uma amiga protetora de animais, principalmente gatos e cães)

Nota 3: Animao (este meu blog no Blogger), Boaro.info (blog de meu amigo Júlio, que me ensinou o vegetarianismo), Comunix (blog de Hernani Dimantas, um pioneiro da internet) e Renanosoma (site com chats sobre nanotecnologia em que comecei a trabalhar) [como se vê, há principalmente blogs aqui; mas me espantei com a grande diversidade deles, em visitação, antiguidade e em frequencia de posts, tendo a mesma nota]

Nota 4: Portal Japão da SBPN (site sobre o Japão em que trabalho) e Vegetarianismo.com.br (site referência sobre vegetarianismo, mantido pela Sociedade Vegetariana Brasileira)

Nota 5: Stoa ("orkut" ou site de redes sociais da USP) e Portal Acessa São Paulo (site de um dos maiores programas de inclusão digital do Brasil, em que trabalhei por 2 anos)

Nota 6: UOL e Folha Online

Nota 7: YouTube e Portal da USP (o site da USP é mais importante para o Google que do o UOL e da Folha!)

Nota 8: Wikipédia, MySpace e Facebook (estes dois últimos, mas principalmente o último, segundo minha amiga canadense Lisa Smith, são o "orkut" do mundo ocidental do Norte: Europa e América do Norte)

Nota 9: Flickr (imperdível site de compartilhamento de fotografias!)

Nota 10: site do MIT (Massachussets Institute of Technology)!

Que coisa, não imaginava que sites de universidades (mesmo destas tão conceituadas) tivessem este poder no Google...

Atenção, mas também é possível, em várias situações, principalmente em páginas internas e também em sites do próprio Google, que a barrinha do PageRank fique vazia e se você colocar o cursor do mouse em cima apareça a mensagem: "Não há nenhuma informação de PageRank disponível." Portanto, evite estas situações, para não se frustrar, e manda ver nas páginas principais de sites em geral!

(Obs.: encontrei alguns sites que dizem dar o PageRank de dado endereço... Mas parece que não funciona direito não, dá sempre 5, por exemplo, como este aqui. )

Navegadores em forma!

Eu acabei de reinstalar e atualizar meu Mozilla Firefox com Google Toolbar 2.0.0.2, pois tava dando pau (aliás, isso está me frustrando no Firefox...). Na verdade, vem um monte de coisa junto, nem pude experimentar tudo, mas uma dessas coisas novas (acho que já tinha, mas só agora reparei como funciona) que vale muito a pena é o PageRank do Google.

Aliás, também reinstalei e atualizei meu Internet Explorer 7.0.57. Pois reparei no Baixaki que agora a famigerada versão 7,0 do IE, plágio do Firefox no que toca às abas, e com visual todo brilhantinho, agora estava gratuita e livre (não o código, claro, mas para mim, mero usuário, isso é irrelevante). Antigamente era necessário ter uma certificação do Windows original, pelo visto isso não é mais necessário...

Claro, prefiro usar o Firefox, mas meu trabalho e meu dia-a-dia em geral exige frequentemente que eu utilize ao mesmo tempo mais de uma conta de e-mail no Gmail, por exemplo, e por isso uso dois navegadores. Agora ficou bem mais fácil usar o IE... Que aliás também tem o PageRank.

3 comentários:

Anônimo disse...

Também adoro o pagerank, mas é estranho o youtube e a wikipedia não tirarem nota 10, né?

Maurício Kanno disse...

ae cara, realmente, achei estranho o youtube e a wikipedia estarem pra trás do mit e do flickr... acho q esta sim é a notícia!! (o iberê achou um lide, rsrs)

ainda mais q quando digito no google mit, aparece antes do site do mit o verbete da wiki q se refere a ele...

Anônimo disse...

Opa! Estou sabendo agora por você que meu google pagerank passou pra 3. Por muito tempo ficou zerado por ser url nova.