domingo, 26 de agosto de 2007

A exploração injustificada das espécies (post 150)

Olá, neste post número 150, vou apenas fazer alguns questionamentos:

Qual é a grande diferença que existe entre os humanos e uma vaca ou um boi? E a diferença que existe entre nós e um cachorro ou um gato? Parece ser semelhante, não? Por que então a sociedade brasileira acha normal matar uma vaca ou boi, e os chineses acham normal matar um cachorro ou gato? Ou seja, não há diferenças “naturais” que justifiquem esse comportamento.

Qual é a grande diferença entre uma galinha, um peru, e um humano, que não há entre nós e um periquito, um canário? Por que nos permitimos comer um e amar o outro? Apenas pensamos de maneira utilitarista? O periquito e o canário só sobrevivem porque cantam (de tristeza)? Por que alguns peixes os humanos comem, e outros cuidam em um aquário? Por que alguns merecem a morte, e outros a prisão? Esse tipo de diferenças que os humanos fazem com as diferentes espécies animais é a mesma diferenciação que se costumava fazer (ou ainda se costuma) entre diferentes ditas "raças" humanas, ou nacionalidades, ou classes sociais... Sempre uma exploração, violenta; abuso de poder.

A lógica do discurso de que, pela cadeia alimentar, humanos somos superiores aos outros animais é a mesma utilizada para que humanos ricos e privilegiados explorem aos pobres.
Nem adianta também dizer que a razão é que, na Natureza, os animais se comem uns aos outros; não são todos, e eles nem têm a tal auto-consciência de que nos vangloriamos tanto; o ser humano é um ser ético, e precisa se responsabilizar por isso.

Somos seres éticos e racionais, e temos liberdade de escolha entre causar sofrimento a outros seres sencientes ou não; os outros animais não, eles seguem instinto, além de não terem escolhas como ir a um super-mercado e ter uma diversidade de alimentos para selecionar...

----

Para quem se interessar em ler mais sobre o assunto, indico os links:

"Por que pautar nossa alimentação pela dor dos animais se eles se devoram sem piedade?"

"Mas na Natureza os animais são carnívoros, matam uns aos outros"

Nenhum comentário: