quinta-feira, 5 de julho de 2007

Reflexões blogueiras, estatística e "erramos na evangelização"

início de outro mês... julho.

andei conversando (por e-mail) com minha amiga Dani Matielo sobre meu blog. de fato dá um trabalhão manter um blog "vivo", atualizado, uma coisa que é tão importante em qualquer um.

essa minha experiência blogueira está sendo muito interessante. nunca pensei encarar isso tão fortemente antes. mas estou concluindo que é muito importante, é nosso espaço de exercício livre de expressão.

e aos poucos a produção/escrita/imagética vai ficando cada vez mais fluente... e, bem, quando começamos a nos sentir livres, tranquilos, pra falar do que bem entendemos (ou não entendemos, mas estamos a fim), acho que fica um resultado melhor mesmo.

Estatística

2007 (número de visitantes / número de páginas visitadas)

Junho------2067 / 3417
Maio-------4509 / 5758 (aumento excepcional por um único post)
Abril-------447 / 609
Março-------200 / 268
Fevereiro---134 / 200
Janeiro------44 / 90

"Erramos na evangelização"

Acho que vale a pena repetir neste post novo minha edição do meu último post sobre vegetarianismo (calma, haverá outros!), que representa uma bela reflexão que me trouxe minha amiga Dani Matielo.

O complicado foi minha conclusão a respeito da animação Evoluciona. Mantenho que essa é a conclusão a que nos leva a animação, mas minha análise encampou demais sua vertente evangelizadora.

Pode parecer bastante separatista. Talvez 1% das pessoas no Brasil por exemplo sejam vegetarianas; meu texto dá a entender que só este tanto é "civilizado" e "inteligente", e o resto não é; tomo cuidado para encampar menos com a idéia forte do vídeo.

De fato, assim como inteligentemente alertou minha amiga Dani Matielo (ver blog em inglês), em comentário naquele post, isso soa muito intolerante. Não é possível achar que existe apenas um caminho, e que "as outras pessoas todas irão para o inferno". Ela cita ainda Oscar Wilde: "extremismo é você dobrar os esforços quando se perdeu de vista a causa". Por mais que se acredite em uma causa, é necessário muito cuidado quando se tenta propagá-la para outras pessoas. Eu estava mesmo pensando em melhorar este post, mas Dani chegou com as palavras certas.

Nunca fui de "evangelizar" ninguém; que bom que encontrei algo com que comecei a me identificar tão bem, que é o vegetarianismo; mas tudo deve ser feito com respeito ao outro. e, de todo modo, eu também não era vegetariano há meses atrás...

É só lembrar como são chatos pra burro certos religiosos, que também acreditam em sua verdade ao máximo, e querem distribuir esse bem para todos; são baseados em dogmas e o vegetarianismo tem alguns embasamentos mais científicos? ok. mas o principal do vegetarianismo é ética, que acaba sendo uma interpretação, uma maneira de pensar a vida.

Bem, de todo modo, não queremos ser chatos para os não-alguma coisa, certo? até porque, assim realmente não vão se interessar por nossas idéias e nem vão gostar de nós, certo?

Nenhum comentário: