sexta-feira, 13 de julho de 2007

Animações Animais: The Runt, Procurando Nemo e Espanta Tubarões

Gostaria de comentar rápido algumas animações com temas de animais, tanto umas que assisti em casa, como uma que assisti hoje no Animamundi, a primeira que vi.

Depois espero detalhar. E falar mais dos outros filmes que assisti do Animamundi.

The Runt (O Pequenino): Curta extremamente duro. Dramático. Triste. Mas lindo. Há um suspense neste filme que nos faz deixa na expectativa se um menino realmente pode matar e comer seu animal de estimação. Mesmo sabendo que esse é o destino dele. Há a esperança de que ele resistirá. Mas... ... Também chama a atenção a técnica artística do filme. Nada de 3D, como os filmes longas comerciais abaixo citados. Desenho, lápis de cor, piscante, forte, bem colorido. E representação da figura humana bastante distante do "normal". Expressividade artística, com paletas diversas e sombras, impressionante.

(Filme alemão, de 2006; por coincidência, primeiro filme que assisto do Animamundi, e tem tudo a ver com meus interesses; ah, para quem puder assistir ainda, amanhã, sexta-feira, dia 13 de julho, na sala 1 do Memorial, aqui em SP, vai passar às 17 horas; a sessão é "Curtas 5".) Saiba mais.

Procurando Nemo: Ótima, retrata bem aflições animais, de peixes que tanto sofrem por predadores mais fortes, como pelo ser humano, principalmente. (Foi lançado em 2003 pela Pixar (Toy Story), mas só pude assistir agora, em DVD. Eu nem tinha idéia da profundidade do filme (esqueça o jogo de palavras...).) Saiba mais.

Espanta Tubarões: não gostei da associação do tubarão vegetariano gay, todo frufru. Ok, nada contra os homossexuais particularmente, mas os modos ridículos do tubarão vegetariano. Além disso, os personagens animais não representam de fato os animais; apenas são usados para representar algumas questões humanas mesmo, como vaidade, orgulho, etc. (Lançado em 2004 pela DreamWorks (Shreck).) Saiba mais.

Aliás, essa coisa de ser piscante (a que me referi no The Runt) parece ser característica dos filmes no Animamundi. Tudo fica piscando. Principalmente filmes europeus (bem frequentes, talvez até para compensar o predomínio em geral de animações comerciais dos EUA e do Japão). As cores ficam piscando; um formato, outro formato. Sem razão aparente.

Nenhum comentário: