sexta-feira, 16 de março de 2007

Anima7 - Animação "Canadense" - Alma Rosales

Oi. Hoje fui a um seminário de animação canadense. O Canadá, aprendi, realmente é expoente na área. Então vamos aproveitar e indicar aqui uma animação canadense. Ou pelo menos, produzida por uma animadora formada em uma escola de animação do Canadá, mais exatamente em Vancouver.



A autora se chama Alma Rosales, e talvez saiba português, porque tinha no final um "muito obrigado"... Quanto ao idioma da animação, desta vez não tem problema de entendimento, porque não tem nada linguístico a ser compreendido; há somente efeitos sonoros do ambiente. Isso é interessante, por deixar a animação mais universalmente entendida. Como certas animações de massinhas que eu assistia na TV Cultura. E também uma que fiz em stop-motion, que depois mostro pra vocês.

Sobre o seminário:

Foi interessante perceber como de fato o Canadá é muito forte em animação... E o Brasil também poderia ser. Mas algo chamou a atenção: um certo caráter comercial, com empresas produtoras de software (realmente as grandes que produziram os famosos softwares de animação 3D Maya e SoftImage XSI são canadenses...) querendo mostrar seus produtos... Como falar em software livre deste jeito? Algo que se costuma associar ao movimento de inclusão digital? (aproveito para duplicar este post para o meu novo blog dentro do novo site do Lidec, em http://dev.futuro.usp.br/drupal/?q=node/9, então é bom falar também sobre inclusão digital; espero falar disso uma vez por semana, quando também aproveitarei o post para o site do Lidec - veja o atual: www.lidec.futuro.usp.br; estamos migrando para o novo site em drupal)

É lógico que acredito que animação, e produção de animação, seja algo importante para a inclusão digital. E há software livre para isso, como Gimp e Blender. É claro, eu ainda não sou expert em Linux e software livre em geral, há certa dificuldade; mas eu encontrei no evento de hoje uma produtora de ilustração e animação que trabalha basicamente com software livre, apesar de utilizar Windows.

Bom, acredito que animação é uma arte que envolve uma das maiores liberdades criativas. E tem um efeito tremendo. Mesclar o digital à arte deve ser um bom caminho.

Um comentário:

... disse...

oi.. hehe que engracado teu comentario de que tvz eu fale portugues por dizer "muito obrigada" no final do filme.
Que legal que vc gostou do filminho... sou brasileira mesmo.. mas realmente o curta foi feito no canada.


Alma