terça-feira, 27 de março de 2007

algumas considerações sobre vegetarianismo e cristianismo

já fui católico super-praticante a maior parte da vida (18 anos)

cada um tem direito de ter a religiao que bem entender

cada um não tem o direito de usar religiao pra atacar os outros

cada um não tem o direito de ficar atacando as crenças dos outros se os outros não estão fazendo mal algum para outras pessoas

aquela história dos peixes da bíblia, em que jesus se valeu de uns 2 para multiplicar (além de pães) e dar de comer a uma multidão, putz, meu, eles tavam no deserto, nessas situações, até um vegano precisa se alimentar de peixes ou outros animais. tem que pegar o que tem. não estaremos nos contradizendo se falar que jesus é vegetariano. é lógico, tem que estudar também outras passagens.

a bíblia é uma coleção de livros de diversas épocas, para os quais a igreja católica deu um certo sentido, outras igrejas dão outros sentidos, e outras pessoas dão outros sentidos. não tem sentido querer verificar se você pode ser vegetariano somente pela bíblia, mas também conforme a sua tradição religiosa. ou seja, converse com o padre da sua comunidade.

mas tenho certeza de que não haverá problema algum, pelo contrário, você estará sendo até mais santo do que a maioria, ao menos nesse sentido de respeito à vida (não necessariamente em outros, lógico). lembre-se de são francisco de assis, que amava tantos os animais.
excluir

------------------
já vi muitos matarem em nome de sua religião. não pelo teísmo, especificamente. mas por identidades muito fortes, como religiões.

pelo ateísmo, não lembro de terem matado, porque não é uma identidade muito forte. ateus podem ter matado por muitas outras razões. por times de futebol? por seu país? por tanta coisa... humanos acham tantos motivos para brigar...

---
publicado em http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=475144&tid=2523233247095318709&na=2&nst=17

Um comentário:

Penalobo disse...

António Miguel
http://pena-lobo.blogspot.com/

Próximamente:
http://penalobo.blogspot.com/
---------------------------------
*********************************
Olá amigos ;)

Só para dizer que é verdade, vejam meus 2 comentários em:

http://sociedade-civil.blogspot.com/2007/01/vegetarianismo.html

Saudações e Obrigado pela vossa existência.........