terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Trata-se gente como bicho; e pior, tratam-se animais de maneira indigna

Um título de post no blog de meu ex-professor de Jornalismo Léo Sakamoto me indignou: "Trata-se gente como bicho. E ganha-se muito com isso".

Seu título é triste. Parece que se legitima tratar "bichos" de qualquer jeito, sem respeito, com esta expressão. Por que "bichos", animais em geral também não mereceriam receber um tratamento digno?

Digo mais:

"Tratam-se animais de maneira indigna. E ganha-se muito com isso".

Por isso, monto a nova expressão: "Trata-se gente como bicho; e pior, tratam-se animais de maneira indigna." O problema não é comparar necessariamente o tratamento de humanos com o de animais em geral; mas o fato de este tratamento, para qualquer um, seja ruim.

===

Em outro post, Léo escreve: "nosso verdadeiro calcanhar de Aquiles não é a questão de saúde animal, mas dos impactos negativos gerados pela expansão pecuária sobre o meio ambiente e populações tradicionais. Sem esquecer da exploração ilegal de trabalhadores. Problemas como desmatamento, trabalho escravo, contaminação química de rios, deslocamento forçado de posseiros e populações indígenas e grilagem de terras rondam a produção bovina em áreas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste."

Ok, tem todos esses problemas... Mas, o buraco é realmente bem mais embaixo: o problema é os animais serem tratados como simples mercadorias, propriedades, e não como os seres sensíveis e conscientes que são, com os direitos que deveriam ter a desfrutar suas vidas independentes. Léo falou de tanta coisa, mas simplesmente ignorou a condição dos animais; mesmo quando mencionou a questão de saúde animal, foi se referindo à questão de comercialização da carne dos animais!

Leia mais aqui: http://direitosanimais.org/

2 comentários:

Anônimo disse...

PARABENS PELO SEU BLOG..
SOU BIOLOGA E ME ENTRISTE MUITO
SABER A INDIFERENCA NO QUAL OS ANIMAIS SAO TRATADOS, MAS FELIZMENTE EXISTEM PESSOAS CONSCIENTES DA IMPORTANCIA DOS MESMOS NO EQUILIBRIO DO PLANETA.......
MAIS UMA VEZ PARABENS, PRINCIPALMENTE PELA SUA ATITUDE COMO JORNALISTA DE DEFENDER AS CAUSAS AMBIENTAIS...
www.lagartaverde-lagartaverde.blogspot.com.br

Andréa disse...

Excelente post. Nao sei por que nao apareceu no meu bloglines. Marquei la o teu endereco pra poder receber novos textos... nao entendi. Oh well, abracos de ca.