domingo, 10 de fevereiro de 2008

Blogueiros pelos Direitos Animais no Campus Party!!!

Com muita honra anuncio que terça-feira agora (dia 12 de fevereiro), 20h, eu com outros amigos defensores dos direitos animais (sendo a maioria conhecidos há pouquíssimo tempo, e apenas virtualmente!), vamos apresentar nossa experiência difundindo direitos animais em blogs no mega-evento de tecnologia Campus Party!

Segue divulgação da Lúcia Freitas, coordenadora da área Campus Blog no evento (reproduzido do blog-rede dela, "Faça a sua parte"):

"Nem todo mundo deve saber, mas sou coordenadora da área de blogs na Campus Party, que acontecerá entre os dias 11 e 17 de fevereiro, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.

E tenho a honra e o prazer de vir aqui no Faça anunciar que logo no primeiro dia de trabalho (12/2, terça-feira) às 20h, teremos um dos muitos eventos do Campus Verde: o debate Blogueiros pelos Direitos Animais. Gente ativa, que participa de grupos, interessantíssima.

Estarão conosco: Maurício Kanno, do Animao; Fábio Paiva, do Pelo Fim do Holocausto Animal; o dr. Marcel Benedeti; Miriam, do Vida de Vegetariana; a Simone Nardi e a Maria Conceição, do Consciência Humana. Será uma mesa entre iguais, mas garanto que presenciaremos os debates acalorados de sempre."

Lembrando apenas que eu tenho 2 blogs praticamente clones: além do Animao, também o Stoa, para interagir mais diretamente com a turma da USP e software livre: http://stoa.usp.br/mauriciokanno/

=================================

Aproveitando, dei uma caçada no Google e encontrei um interessante post de uma blogueira sobre blogs, considerando a causa dos direitos animais e da natureza como importante bandeira a ser assumida por blogueiros em geral:

"Edição de Quinta-feira, Janeiro 19, 2006

O Blog em defesa dos animais

Muito já foi comentado sobre a importância do Blog e a sua atuação em diversas áreas. A verdade é que cada vez mais o blog vem criando novos horizontes, tornando-se importante arma de conscientização em defesa de alguma causa. Uma das que acho bastante louvável são os blogs que defendem os direitos dos animais e da natureza. É um movimento que cresce e a cada dia há mais blogs que aderem a esta causa. Eles abordam os principais problemas que os animais enfrentam, desde abandono até informações sobre maus tratos e mortes indiscriminadas.

Em recente navegação li as seguintes palavras no Blog Grupo de Libertação Animal no post do dia 15/01/06: É muito raro encontrar alguém que diga abertamente que não gosta de animais. Muita gente tem em suas casas cães, gatos, pequenas aves, peixes, répteis e até aracnídeos. Algumas são até bastante zelosas tratando os seus animais de companhia com todos os cuidados e afeto, outras dedicam até parte das suas vidas a recolher, tratar e reabilitar cães e gatos que vagueiam pelas ruas. O que estas pessoas não compreendem apesar de ser inegável a sua vontade de ajudar, é que, no fundo, o seu ímpeto solidário apenas substitui os membros da mesma espécie por animais domésticos e não por animais no geral.

No mesmo blog no post do dia 10/12/05, alerta para situação de animais nos circos. Num recente e extensivo trabalho da Associação ANIMAL e da ADI são expostas situações de claro abuso e tortura de animais em circos. O que normalmente poderia passar despercebido está agora à vista de todos e para quem quiser reconhecer a realidade do pior espetáculo do mundo.

Abordando o mesmo tema no Blog Diz Não, no post do dia 30/12/05 intitulado Crueldade atrás do Riso é ainda mais veemente quanta a situação dos animais. Vida dos animais nos circos caracteriza-se pela isolação, maus tratos, o medo e o cativeiro.

Em outros blog vemos animais sendo apresentados á adoção, alguns contam histórias emocionantes onde á crueldade do homem nos choca. No Blog Em Defesa dos Animais no post do dia 08/01/06 relata a história do cão Xico. O relato envolvente nos comove. Estava sozinho e abandonado! Tudo porque já não servia para caçar, pois tinha partido uma pata! Não quiseram saber de mim...

Em outro Blog Ame a Natureza no post coletivo do dia 28/12/05 é citada a música As Baleias de Roberto Carlos, um hino contra a matança indiscriminada de animais.

Não é possível que você suporte a barra
De olhar nos olhos do que morre em suas mãos
E ver no mar se debater o sofrimento
E até sentir-se um vencedor neste momento

Não é possível que no fundo do seu peito
Seu coração não tenha lágrimas guardadas
Pra derramar sobre o vermelho derramado
No azul das águas que você deixou manchadas

È discurtindo os problema que temos oportunidade de repensar os nossos valores e o Blog no oferece além desta oportunidade a de fazer valer, aquilo o quê acreditamos.

Iara Brandão

Postado por Luana"

====================

Nota importante
: a blogueira se refere como problema a "morte indiscriminada de animais". O problema não é esse em si, o buraco está mais embaixo: é, além de qualquer tipo de matança de animais, seja discriminada ou não, a consideração de animais como propriedade do ser humano.

Nenhum comentário: