domingo, 19 de agosto de 2007

Leonardo da Vinci e André Matos vegetarianos!

Nossa, não sabia dessa... O gênio da Renascença italiana Leonardo da Vinci, foi vegetariano desde a infância (apesar de nunca se falar nisso em obras dele), descobri esta semana lendo o livro do Tom Regan, o Jaulas Vazias... E por isso Regan chama às crianças que desenvolvem desde cedo a consciência animal de "vincianas".

Veja mais, escrevi na Wikipédia no verbete Leonardo da Vinci: "Da Vinci tinha um amor natural pelos animais. O historiador Edward McCurdy, citado no livro Jaulas Vazias, do filósofo e professor emérito Tom Regan, menciona: "a mera idéia de permitir o sofrimento desnecessário e, mais ainda, de matar, era abominável para ele". Segundo os relatos verificados por Regan, o inventor adotou uma dieta vegetariana na infância, por razões éticas. Leonardo teria atacado a vaidade humana com as seguintes palavras: "Rei dos animais - é como o humano descreve a si mesmo - eu te chamaria Rei das Bestas, sendo tu a maior de todas - porque as ajudas só para que elas te dêem seus filhos, para o bem da tua goela, a qual transformaste num túmulo para todos os animais.""

André Matos
Também o cantor André Matos, desde os 14 anos é vegetariano. Ele já foi vocalista da banda Angra e Shaman, além da Viper... Agora segue carreira solo. (Bem, eu o conheci mais pela Angra, mesmo, até já fui a um show deles...) Esse eu soube pela Revista dos Vegetarianos número 11, nas bancas. Numa matéria sobre música e vegetarianismo.

(Imagens: Da Vinci da Wikipédia, autoria desconhecida; André Matos do site Mundo do Rock.)

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei o post!é muito difícil encontrar um blog masculino de qualidade.parabéns!continue postando assuntos interessantes.espero sua visitinha no meu bloguxo,heim?tenha uma semana iluminada.

Anônimo disse...

meu endereço é:www.na.memoria.zip.net