quinta-feira, 27 de março de 2014

Arte MK12: Auau, oficina literária, "Rua Direita" e 2 exposições

Oi!

1) A mais nova encomenda de pintura produzida é da cachorrinha Lunes, de 15 anos, para Alessandra Ribeiro. Olhaí! ;) As duas são fiéis companheiras em nobres missões de visitas a asilos.


Abaixo, dois desenhos extras que fiz só para estudo e aquecimento. ;)



*

1.2) Vou dar uma palestra-oficina literária na 4ª edição do Encontro Nacional de Direitos Animais (ENDA) em 19 de abril, sábado, segundo dia do evento! Minha proposta será motivar o pessoal a escrever contos e poemas engajados pela causa animal, com as devidas orientações! Tanto que o título da atividade ficou: "'Mão na Massa' Literária pelos Animais"! Rs.


O mega-encontro bienal, que capacita ativistas em defesa dos animais de todo o Brasil, será em Porangaba (SP). Veja a programação e minibiografias dos palestrantes confirmados no site do evento!

**

2) Meu ex-professor de inglês Anderson Borges Costa, um dos primeiros leitores do original de meu próprio romance, em 2011, convida para o lançamento de "Rua Direita", primeiro romance dele! Será em 10 de abril, das 18h30 às 23h00, no bar Canto Madalena. O livro foi publicado pela editora Chiado, de Portugal; no Brasil, pode ser encomendado pelo site da Livraria Cultura.



O romance acompanha um dia de um homem faminto na rua Direita, no centro da cidade de São Paulo. Durante o percurso do protagonista, desfilam várias manifestações da cultura brasileira, como o carnaval, o futebol, mas também injustiças sociais. A narrativa é cheia de referências literárias, musicais, cinematográficas, artísticas e históricas.

*

2.2) Participei neste mês do III Encontro Blog de Letras! Trata-se de um evento do Publish News, tradicional informativo sobre o mercado editorial. Foram admitidos somente blogueiros literários, e fiquei feliz de estar entre os selecionados, representando o blog Enlaces Literários!

O evento teve a presença de representante da Editora Única, novinha mas que tem feito sucesso. Por exemplo com a Saga Encantadas, contos de fadas como Branca de Neve em reinterpretações para o público adulto – ganhei os três livros da coleção, depois conto o que achei. ;) 
Teve também blogueiro responsável pelo DivaDepressão – cuja fanpage no Facebook ultrapassou 1 milhão de acessos –, também funcionário da Única. E houve uma gincana de conhecimentos sobre o mundo literário, principalmente poesia (pois era o Dia da Poesia no dia) e... sobre os títulos da editora lá presente, rs.

E, pra quem quiser tentar participar do IV Encontro Blog de Letras, corra, pois o prazo de inscrição é esta sexta-feira (28)! Saiba mais nesta página! ;)

**

3) No mesmo dia em que participei do evento de blogueiros, visitei a exposição dedicada ao músico David Bowie, no Museu da Imagem e do Som (MIS). Valeu a pena, mesmo sem eu saber praticamente nada sobre esse cara até então!


Incrível conhecer alguém tão performático, multifacetado e quebrador de tabus (de visual andrógino, assumiu-se gay cinco anos depois de isso não ser mais crime na Inglaterra(!)), que além de cantor foi ator em diversos filmes, escolhia figurinos bizarros a la Lady Gaga, indicava artes visuais bem específicas para seus álbuns e por aí vai... A mostra em si é alucinante e um show, com fone de ouvido e um circuito digno de nos fazer mergulhar no universo desse artista! Vai até 20 de abril, não perca!


*

3.2) Outra exposição que visitei, nesta semana, foi a do fotógrafo japonês Eikoh Hosoe, no Sesc Consolação. Chamou a atenção o jeito como ele destaca partes do corpo humano nu, como se fossem peças decorativas em suas fotografias. É uma valorização dos corpos simplesmente em suas formas, como pela geometria. O interessante é que as séries de fotos ficam dispostas em rolos esticados em longas tiras horizontais, chamadas “emakimonos”, tradicional acessório japonês.


Entrada da exposição

Há também um diálogo interessante entre ele e o famoso escritor japonês Yukio Mishima: este foi fotografado em poses e composições bizarras e contribuía com um texto narrativo próprio, alternado com os trabalhos de Hosoe. A multidão de espelhos de formatos variados também é divertida nessa área da exposição. A mostra é discreta mas bem cuidada, e vai até 3 de maio.


Painel "emakimono" com parceria de Hosoe e Mishima / 2 fotos minhas

**


[Este conteúdo é enviado semanalmente por e-mail para quase 140 interessados! Se você também deseja receber, basta me solicitar por e-mail: mauricio.kanno arroba gmail.com! :) ]

É isso aí! Até a próxima semana!
Maurício

Nenhum comentário: