sábado, 22 de março de 2014

Arte MK11: Livro japa grátis, minicontos Bras e cursos de desenho!

Oi!

1) Depois de outras duas semanas, fiz a última revisão em meu livro “A Menina que Ouvia Demais” e enfim mandei a versão final do texto para a editora Multifoco! Com isso, a chance é de que a obra seja publicada no início de maio! Pra comemorar, aí vai a quinta ilustração do livro pra você! ;)


*

1.2) Nesta quinta-feira (20/3), foi o lançamento do livro “Memórias da Abjica”, que inclui um texto meu sobre minha aventureira experiência no Japão como bolsista! Olhaí eu na capa, estudioso! Esse bonito livrão inclui depoimentos históricos de mais de 40 bolsistas brasileiros no Japão, desde 30 anos atrás! Obtive cinco exemplares. Se você estiver interessado em ganhar um, é só me dizer que te envio, bastando bancar o correio ou a gente se encontra!




**

2) O escritor Luiz Bras, com 4 livros publicados para o público adulto e mais de 10 infanto-juvenis, incluindo “Babel Hotel”, indicado ao prêmio Jabuti 2010 na categoria juvenil, vai lançar em 2 de abril “Pequena Coleção de Grandes Horrores”. São 67 minicontos deste autor com quem aprendi um bocado sobre ficção científica em série de oficinas no Sesc Belenzinho, em 2012! O lançamento será na Casa das Rosas, às 18h30, e você está convidado.


*

2.2) Li no fim de semana passado o livro “Cartas a um Jovem Poeta”, de Rainer Maria Rilke (1875-1926), considerado um dos maiores poetas de língua alemã. Achei emocionante acompanhar esta bela troca de cartas, mesmo sem conhecer antes este autor. Apesar de o livro não ensinar propriamente poesia, como eu buscava, foi interessante captar sua sensibilidade.



Achei curioso que o poeta às quais as cartas se destinavam era um soldado de patrulha, pelo que entendi. Este inclusive se queixava sobre seu trabalho a Rilke e pedia que avaliasse os poemas que tinha feito, além de pedir conselhos sobre a vida, o universo e tudo o mais. A solidão era um tema frequente. Veja uma seleção de destaques que fiz do livro. Se quiser lê-lo inteiro, é fácil encontrar por uns R$ 10 impresso, ou em pdf na internet.

**

3) A artista Maria Pacca, formada em Belas Artes na Califórnia (EUA), vai ministrar um curso sobre composição baseado em conceitos japoneses! Trata-se de “Notando Notan” – palavra japonesa que significa “harmonia do claro-escuro”. Vai ser no Sesc Consolação, nos dias 9, 16, 23 e 30 de abril, às quartas-feiras, 19h-21h30. As inscrições ocorrem a partir de 25 de março, terça-feira. A inteira custa R$ 20. Saiba mais aqui

(Imagem de divulgação do curso)

*

3.2) Enquanto isso, no Centro Cultural São Paulo, seguem as oficinas de modelo vivo! Quem se responsabiliza pela atividade é Pedro Paulo Candido, mesmo modelo que foi fotografado para a apostila do curso de Desenho da Quanta Academia de Artes, onde estudei!

(Tirei estas duas fotos na oficina desta sexta-feira, 21/mar)

Segundo o texto de divulgação da oficina, o foco é nas diferenças entre as linhas do corpo humano e as dos objetos presentes em nosso cotidiano; e estimulando o participante a observar as formas geométricas. São anunciadas 60 vagas, sem necessidade de inscrição, toda sexta-feira, 15-17h, até 27 de junho. São feitas poses de no máximo 10 minutos. Como sempre lota, chegue um pouco antes do início!


**

[Este conteúdo é enviado semanalmente por e-mail para quase 140 interessados! Se você também deseja receber, basta me solicitar por e-mail: mauricio.kanno arroba gmail.com! :) ]

É isso aí! Até a próxima semana!
Maurício

Nenhum comentário: