segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sarau & Mostra de Arte pelos Animais: História e a Caminho do Rio!


O Sarau & Mostra de Artes pelos Direitos Animais acontece anualmente desde 2010. Portanto, em 2014 está prevista a realização da 5ª edição. A meta do Sarau sempre foi possibilitar e incentivar que os interessados e engajados em direitos animais expressassem suas ideias sobre a causa, de modo criativo e artístico. Afinal, sentia-se falta de um espaço como este no movimento.
Como atrações, passaram pelos Saraus apresentações de teatro, música, contos, poemas, pinturas, desenhos, fotografias, entre outros. Na primeira edição, ocorreu até um concurso gastronômico. Nas últimas duas edições, foram também incluídas as apresentações e resultados das artes – principalmente visuais – participantes do Concurso Internacional de Artes pelos Direitos Animais.
O evento nasceu em meio às atividades do Grupo de Estudos de Direitos Animais (Geda), fundado em 2007 pelo jornalista Maurício Kanno, também organizador do Sarau. O voluntário, no entanto, ao longo dos anos dedicou-se cada vez mais às artes – criando inclusive o Concurso Internacional de Artes em 2012 – e menos às palestras e discussões. Ainda assim, a coordenação do Geda passou a outros voluntários e prossegue ativo até hoje, com palestras e debates praticamente todo mês há mais de 6 anos.
Os locais de realização do Sarau acompanharam os de realização do Geda em São Paulo (SP). Desde uma casa temporariamente não utilizada da família de um dos membros – denominada Casa do Tatu –, restaurantes veganos – Vegethus e Vegacy –, até uma biblioteca municipal. 

Rio de Janeiro em 2014
O ano de 2014 será a primeira vez em que o evento ocorrerá fora da capital paulista, no caso, na capital do Rio de Janeiro. Outra inovação é que, desta vez, o público será majoritariamente não vegano nem vegetariano. Afinal, até agora, os interessados em assistir às apresentações já eram envolvidos na causa. No caso de 2014, a convite de Nitya Montenegro, organizadora do festival A Arte é o Bicho, o Sarau será incluído como parte das atividades do evento artístico carioca.
No caso deste evento no Rio, já havia uma tradição beneficente em prol dos cães e gatos em situação de risco e abandono. Mas não necessariamente os artistas ou público também seguiam uma filosofia vegana, de não consumo de produtos ou serviços de origem animal – característica do Geda e do Sarau, cujos membros entendem a referida prática boicotada como exploração injusta dos animais.
Como diferença adicional estará a duração e quantidade de atrações do Sarau em 2014. Se nos anos anteriores o tempo estimado era de por volta de 3h30 a 4h; desta vez será de 1h30. Isso tanto por adequação ao tempo de intervalo entre espetáculos de dança do festival no Rio; como devido à maior dificuldade em se levar artistas ativistas que usualmente se apresentam no Sarau em São Paulo, agora no Rio de Janeiro.
Fica então ao Sarau pelos Animais em 2014 o desafio de levar ideias veganas expressas de modo criativo, belo, divertido e artístico ao público do festival A Dança é o Bicho. E agradecemos pelo convite.

Para mais informações, visite a página com a programação do Sarau 2013:http://mauricio-kanno.blogspot.com.br/2013/04/4-sarau-mostra-de-artes-pelos-direitos_29.html

Atenciosamente,
Maurício Kanno

Nenhum comentário: