terça-feira, 3 de agosto de 2010

Desafio Literário de Países Exóticos 2011!

Oi!

Faz tempo que eu tinha planejado isso, e antes que chegue 2011, quero deixar aqui registrada minha proposta!

Proponho o Desafio Literário de Países Exóticos! O objetivo é ampliar nosso conhecimento de visões do mundo, parando de ler só norte-americanos e britânicos, como ocorre geralmente com os livros.

Então, quem quiser, que participe também! Bem, na verdade até já comecei a me esforçar nesse sentido, li um livro de um autor afegão, uma autora indiana, assisti a um filme sobre a Ruanda, etc... Mas agora gostaria de compartilhar isso com você!

E pra ficar uma coisa organizada, proponho as seguintes categorias para caada mês de 2011:

Lista de categorias literárias por países exóticos

(Prioridade nas regiões esquecidas do mundo)

1 (janeiro) –África (do centro ao sul)
2 (fevereiro) – Norte do Brasil
3 (março) – Oceania
4 (abril) - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (não vale Brasil nem Portugal)
5 (maio) – Seu país favorito ou "do coração" (uma colher de chá, eheh)
6 (junho) – Ásia (Oriente Médio, Subcontinente Indiano e ex-União Soviética)
7 (julho) – Nordeste do Brasil
8 (agosto) – Europa Oriental e Países Nórdicos
9 (setembro) – América do Norte e Central (menos EUA)
10 (outubro) – Ásia (Extremo Oriente e Sudeste Asiático)
11 (novembro) – América do Sul (menos Brasil)
12 (dezembro) – África (do norte ao centro)

A ideia então é que, até dezembro de 2010, você publique em seu blog (ou me manda aqui nos comentários ou por e-mail (mpkjor arroba gmail.com) quais são os livros que você pretende ler durante 2011. E então, é mandar ver! Bem, e me avise!

Então, a cada mês, leia o livro, por exemplo, um africano em janeiro, e então comente o que achou do livro (uma resenha) em seu blog. Bem, e me avise a cada vez!

Aceito sugestões sobre como conduzir isto... Talvez criar um blog específico pra divulgar as resenhas da galera, por exemplo. Como é feito com o Desafio Literário by RG 2010. Ah, e espero não estar fazendo concorrência se a Vivi já tiver outra ideia para 2011... eheh

Desafio Literário 2010 by RG

Estou em 2010 participando da melhor forma possível do Desafio Literário 2010, da Vivi, blog Romance Gracinha. Foi esta a inspiração total, claro, eheh. Na verdade, o formato busca ser praticamente igual, apenas sugerindo outras categorias de livros.

Aqui você pode conferir a lista de livros que preparei em dezembro de 2009. De fato, estou conseguindo, mesmo com atrasos e repondo depois, ou não lendo integralmente cada livro, ou trocando um por outro da mesma categoria, estou conseguindo ter sucesso em cumprir uma resenha e leitura por mês!

E esta é a lista de categorias do Desafio Literário organizado pela Vivi.

Se estiver a fim, e não estiver ainda participando, que tal entrar nessa também?

5 comentários:

Vivi disse...

Maurícioooo! Que ideia boa! Eu quero participar, tá?
Vai ser uma viagem literária de descoberta. Fico feliz de ter contribuído em sua tomada de decisão. Quando pensei o DL, sonhei bastante com o poder multiplicador que a experiência teria. E o seu relato foi um presente para mim nesse dia.

Eu creio que é bem melhor montar um blog oficial. Fica mais bem organizado. Coloque as regras, as lista. Deixe tudo nos conformes que facilitará para você. E sem essa de concorrência. Um desafio como esse, cada um concorre consigo mesmo porque é um esforço de superação.

O DL vai continuar também em 2011, com novos temas e propostas. Vai ser bem legal!

Beijocas
Vivi

Daniela disse...

ADOREI o desafio! Não sei se terei fôlego para participar, mas vou tentar. Tem prazo para publicar a lista???


Ah, também participo do Desafio Literário.

Abraços.

Maurício Kanno disse...

Poxa, q maravilha essa ótima recepção inicial de vcs duas! Pelo visto já não vou encarar esse desafio de viagem pelo mundo sozinho... ;)

Bem vindas, então! Vou seguir sua sugestão, Vivi, e em breve montar um blog específico para este desafio geográfico! E... Vou também tentar montar aqueles auto-links que você faz, a partir do blenza.com, né?

Vivi, seu comentário é muito bonito, e fico feliz de ter te deixado assim feliz com esta nova empreitada baseada na sua! Bem, devo muito a vc, por seu essencial estímulo à minha leitura neste ano! Há tempos eu não lia tantas histórias!

Eheh, agora, falei em "concorrência" porque sem dúvida vai ser mais difícil pra cada participante, até pra mim, ler dois livros por mês (pra dois desafios ao mesmo tempo) do que um (o que já é um desafio por si só!)... rs

Bom, Daniela, o prazo é como o da Vivi: até dezembro do ano anterior! Ou seja, aguardo suas listas de 2011 até dezembro deste grande e literário 2010! (É bom eu já ir tb pesquisando, pq tem umas regiões aí pelo planeta que vai dar trabalho pra achar coisa, viu, rs)

Bjs!
Maurício

Lia disse...

Oi, Mauricio
Estou ajudando a Vivi com o DL de 2011 e foi por ela que descobri o seu desafio. Parabéns pela ideia super original...quero participar, apesar de já fazer parte de vários desafios...rs..só será necessária uma pesquisa, pois vc colocou países dos quais não conheço nenhum escritor!

Eu não sabia.. disse...

q pena... já perdi a África...
bom, não sou mt boa com a leitura, pq não tenho mt tempo, mas pode ser filme? Vou me esforçar pra pelo menos um, ok? A idéia é mt legal!