quinta-feira, 29 de abril de 2010

Livros pra ouvir: inglês e português

Uma boa ideia para quem tem ou está com dificuldades de leitura é ouvir livros. Sim, existem os audiolivros, que você pode ouvir até em seu MP3 player.

No entanto, várias das melhores obras e sites-projetos de narrações de livros que encontrei são de livros em inglês.

Para os brasileiros, isso restringe um tanto a quem entende bem inglês, claro. Para quem entende mais ou menos... Vale o esforço para treinar!

Há também livros lidos em português, mas boa parte deles são pagos, ou não tenho interesse neles, ou são piratas (não vou indicar nenhum destes por aqui, eheh).

Projetos em obras em inglês

Os melhores projetos/sites em inglês são dois: Librivox e Free Classic Audio Books.

Ambos são ótimos. O Librivox é mais estruturado, com políticas de voluntariado transparente, e com mais de 3.000 livros publicados. Pesquise e veja (e ouça!) se encontra algo que você goste nessa infinidade de livros.

Neste primeiro, encontrei:

- Vários contos de Sherlock Holmes;
- Les Misèrables (Os Miseráveis), de Victor Hugo, em francês e inglês, bela iniciativa social que mostra e questiona a situação dos pobres;
- A Divina Comédia, de Dante Alighieri, clássico italiano gigante sobre uma jornada pelo inferno até o Paraíso;
- E ainda 1.001 Noites, a longa sequência de histórias árabes que entrou pra valer no imaginário ocidental, e que gira em torno da esperta Sherazade e do rei Shariah.

O Free Classic Audio Books tem a vantagem de mostrar logo de cara quais são suas quase 30 obras oferecidas, em 3 páginas (sem ter que ficar pensando qual procurar). Tem um visual mais amador, com vários anúncios do Google Adsense em volta, além de anúncios para obras pagas a US$ 10. Pode valer a pena também.

Veja quais achei bacanas lá:

- War of the Worlds (Guerra dos Mundos), de George Orwell, que assustou muita gente achando que havia uma real invasão de ETs;
- Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas), do Lewis Carrol, super na moda atualmente, agora que o filme estreou;
- Romeu e Julieta, o clássico mais que romântico e trágico de William Shakespeare;
- Sonetos de Shakespeare, para quem ainda não se cansou dele;
- Robinson Crusoe, de William Defoe, bela e clássica história de aventura do náufrago;
- Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito), de Jane Austen, clássico precursor da "literatura feminina" ou algo do tipo (precioso de minha querida )
- Frankenstein, de Mary Shelley --muita gente conhece derivados mas não o original.

Em português

Tem o site da Universidade Falada, com vários livros em português à venda. Entre uns legais que achei nessa categoria, tem uns do Sherlock Holmes, como o pioneiro Estudo em Vermelho.

Também tem uns nesse site, bem poucos e a maioria chatos, gratuitos. Um que pareceu melhor éABC dos Mitos. Mas tem que se cadastrar pelo visto para baixar.

Ouvi de outro lugar dois livros espíritas, o "Nosso Lar", que seria a narração de um espírito sobre como é a vida e organização sócio-econômica depois da morte; e o "Livro dos Espíritos", com várias perguntas e respostas sobre a doutrina espírita.

(Infelizmente não acho os links desses dos que baixei; só que foi chato demais ouvir o "Nosso Lar" com voz automática de software gerador de áudio, tome cuidado com esses áudios.)

O site da BibVirt também disponibiliza vários livros clássicos em português, daqueles que se transformaram em chatice pra gente especialmente por ser "livro de escola" ou "de vestibular". Em todo caso... esse site está agora em manutenção.

2 comentários:

Leo disse...

Esqueceu de falar sobre o site www.Audiolivro.net.Br que possui centenas de títulos em português brasileiro.

Srta. R. disse...

Adorei as dicas, amor! Elas devem me ser muito úteis quando eu estiver fazendo trabalhos repetitivos.

^_^