domingo, 11 de maio de 2014

Boletim ArteMK18: Pinturas na Alemanha, entrevistado por blogueiras e recriando o português

Oi!

1) Nesta semana fui convidado pela ativista Antonia Kurz para expor minhas pinturas na Alemanha, na cidade de Stuttgart, durante o evento Vegan Street Day! Trata-se de um festival que ocorrerá em 8 de junho para mostrar a variedade de assuntos associados ao estilo de vida vegano. E isso incluirá uma exposição de artes! Olha só, este é o site do evento (em alemão).


(O site do evento alemão decorado com algumas 
das minhas pinturas solicitadas, em montagem que fiz.)

A artista disse que me achou pela página internacional de artes pelos animais Art for Vegan, mas eu nem sabia até então que esta página tinha mostrado algo meu por lá! rs. Depois, até encontrei lá uma pintura de golfinho que fiz, e deixaram meu nome... mas botaram Japão como meu país!

*

2) Fui entrevistado esta semana sobre meu primeiro romance e livro solo, "A Menina que Ouvia Demais", por duas blogueiras literárias: Andrea Galvão e Iara Kimi! A primeira já publicou em seu blog “Own Mine” o resultado


(Isso é que é dar o maior apoio! Além de aparecer no lançamento de meu livro e comprá-lo, 
a Andrea até me entrevistou e publicou as respostas no blog dela!)

Ela me perguntou várias questões curiosas: meus hábitos de leitura quando pequeno (destaquei a coleção Vagalume), como comecei a escrever (aí falei sobre poemas que escrevi desde os 12 anos e os romances começados mas que não passaram de algumas páginas no colegial), planos futuros na literatura (aí tem o livro animalista que organizo e um romance com um duelo entre duas figuras famosas de uma data festiva mundial), minhas inspirações e dicas para outros autores. Bem, espia lá pra saber do resto! ;)


(Aí alguns dos livros que foram muito importantes na minha infância, já que a Andrea perguntou!)

*

3) Apresento-lhe dois textos que Magali Narciso Fortes, que participou de minha oficina literária no Encontro Nacional de Direitos Animais, produziu por lá. Eram exercícios de escrita-relâmpago, cada um produzido em um ou alguns minutos. E sempre baseados em algum objeto, como fiz em atividade conduzida pelo amigo Dimas Gomez, num grupo literário de que participei com ele.


*

"Que pena que minha disciplina no padrão me obrigou a limpar teus pelos no blusão.
Partistes e percebo que, coladas no prático objeto, há lembranças de você. Pelo menos, um pêlo, ao menos."

(Texto baseado em acessório limpador de pelos de pets.)

*

"Eu sou energia. Energia só funciona se for conectada.
Movimento das ondas.
As ondas se propagam.
As ondas dos mares;
as ondas do rádio.
Conexão, informação.
Somos pilhas no mecanismo cósmico.
Cosmos sou eu e tudo o que vibra.
Vibração é vida. Vida em plenitude.
Tudo que vive, vibra."

(Texto baseado em carregador de celular.)

*

4) Escrevi enfim uma resenha com destaques do livro "O Último Voo do Flamingo", do escritor moçambicano Mia Couto! Principalmente indicando vários trechos com recriação linguística... coisa que eu achava meio exagerada de se ficar fazendo numa longa narrativa, mas... li e saboreei demais as desta obra! Marcante principalmente por isso, é muito inspirador!


Só pra adiantar algumas belas expressões, olha só: "A vila se formigava em roda vivente."  E depois, quando se perguntou ao protagonista sobre as línguas que ele sabia falar, respondeu: "Umas, de estrada. Outras, de corta-mato."

*


5) Divulgo também o concurso de cartuns e/ou charges MedPlan deste ano, sediado em Piauí. Desta vez, o tema é eleições e as inscrições vão até 20 de maio, devendo as obras ser produzidas em folha A3. Há prêmios em dinheiro entre R$ 5.000 e R$ 2.000. Os 100 melhores trabalhos serão publicados em um catálogo e os premiados em um calendário. Também serão expostos 40 trabalhos, em exposição itinerante. Saiba mais no site do concurso.


*

[Este conteúdo é enviado semanalmente por e-mail para mais de 140 interessados! Se você também deseja receber, basta me solicitar por e-mail: mauricio.kanno arroba gmail.com! :) ]

É isso aí! Até a próxima semana!
Maurício

Nenhum comentário: