domingo, 10 de janeiro de 2010

Filme dos EUA lotado de música brasileira (e até com personagem brasileiro sedutor engraçado)




Oi!


Assisti ontem a um filme mto bacana, e "de grátis"! Foi nesta mostra na biblioteca pública Viriato Corrêa, e o lugar parece até cinema mesmo! Aprovadíssimo!

Enfim, fui com a , quem achou essa preciosidade, e o filme se chama "PRÓXIMA PARADA: WONDERLAND". É de 1998 e faz parte da produção estadunidense. A sinopse oficial segue abaixo, mas não conta o mais relevante para nós, tupiniquins:

"Além de ter perdido a esperança de encontrar sua cara metade, Erin recebe a visita de sua mãe bisbilhoteira e casamenteira. A situação piora quando a mãe, para ajudá-la, coloca um anúncio com a descrição da filha nos classificados."

Ok, mesmo sem contar o mais relevante pros brazucas, a sinopse conseguiu me chamar a atenção o suficiente pra ir até lá. Pareceu divertido, especialmente com o que negritei. Mas faltou informação, por isso a necessidade de eu blogar sobre isso.

Pois então, chega de enrolar: desde a primeira música brasileira que apareceu, fiquei muito surpreso, até pensei que fosse uma adaptação, que na versão com legendas para o Brasil colocaram a música, sei lá, que absurdo, né?

Tudo isso porque não imaginei que um filme estadunidense pudesse utilizar músicas brasileiras de trilha sonora.

Mas acontece que depois apareceu outra música brasileira, e mais outra, e mais outra. A princípio, eu, que não conheço direito nossa música (ou qualquer outra), associei o estilo com MPB clássica. Acho que havia "Garota de Ipanema", e também "Carinhoso". (Mas depois, se especifica no filme que é Bossa Nova, "algo que é ao mesmo tempo alegre e triste".)

Então, chega uma hora em que a protagonista declara para alguém que adora música brasileira, e então está tudo explicado. Outra hora, pra esclarecer ainda mais a presença de tanta trilha sonora assim, alguém conta que o bar ou restaurante ao qual ela vai a toda hora sempre toda música brasileira.

(A propósito, fiquei muito feliz também quando eu, no Japão, em um restaurante vegano (vegetariano puro, sem laticínios e ovos) lá, em Tokyo, também comecei a ouvir Elis Regina! uau! aí depois comentei com alguém do restaurante, e me disseram que a dona do lugar curte nossa música...)


Brasileiro hondurenho

Pois bem, e como se não bastasse tanto Brasil na trilha sonora, ainda por cima um personagem brasileiro (não ator) invade o cenário, com um papel especial. Ele tem muito melhor sucesso que os outros pretendentes à protagonista. Além disso, é divertido, os outros eram tão chatos. Mas também maluco, pensando nas propostas que ele faz. Mas maluco do bem, não do mal, como faziam os outros, rs. Super-romântico.

Ele acaba não sendo assim tão bem-sucedido como queria, mas não desiste e parte pra outra. mas, como a Rê percebeu, enquanto tava ainda com esperanças, ele não foi buscar outros rabos de saia não, pois não cedeu ao charme de outra mocinha antes.

assim, a imagem que fica do brasileiro no filme é: um cara bacana, divertido, engraçado, sedutor, leal, meio louco indicando aventuras!)... e além disso, lembra que "sou brasileiro e não desisto nunca!"

ah, ele tb adora usar musicas brasileiras com letras românticas pra ficar paquerando. Ele canta em "português" enrolado, aí a moça fala q não entende, e ele vai traduzindo... oh...

só é engraçado ele falar q vai voltar para São Paulo, onde ele mora, e ficar falando tanto de litoral, praias, corcovado, oferendas a iemanjá etc. rs. aqui em SP não tem nada disso! eheh.

A propósito, dá pra perceber que o ator não é brasileiro porque ele resolve cantarolar a todo momento umas musiquinhas brazucas, e pelo sotaque dá pra perceber que não é brasileiro de jeito maneira. Só gostaria de saber de que país ele é. Chutei na hora que ele fosse estadunidense, Rê que fosse argentino ou outro latino-americano.

(...) tempo para pesquisa (...)

ok, acabo de descobrir. depois de passar pelo IMDB, maior site de referência de cinema, descubro que o ator que interpreta o "brasileiro Andre de Silva" se chama José Zuñiga.

Também descubro, na ficha do ator no IMDB, que ele já trabalhou nas séries "CSI" (detetive Cavalière), "Lie to me" (detetive Molina), "Grey´s Anathomy" (Anthony Meloy), "Prison Break", "The OC"... e até no filme "Crepúsculo" (! como Mr. Molina, professor de Biologia da Bella, em uma aula em que ela está com Edward; no livro, o nome original do professor era Mr. Banner)

E, ao buscar na Wikipédia, descubro que o cara que representou o Brasil para o mundo nasceu em Honduras! ahah. (apesar de também estar registrado o cara como "american actor", ou seja, na verdade ele já deve ter vivido mtos anos nos EUA)

Você vê só, e pouco mais de 10 anos depois, o presidente expulso de Honduras Manuel Zelaya, todo com seu chapelão e botas, se instala em nossa embaixada no país dele pra tentar voltar... abusando de nossa boa vontade. mesmo assim, parece que não deu muito certo não, eheh. E pelo que li na Folha Online, ele tá lá até agora, desde setembro! isso sim, é uma comédia diplomática.


===

A propósito, tem alguém que já fez uma resenha brasileira em seu blog, mais atenta à trama em si do filme do que eu: Claudia Pereira. A propósito, adorei a trama tb, bem montadinha e bonitinha, apesar de em certos momentos do meio ser bem parada!

ah, e adorei essa homenagem gratuita toda do filme para coisas do Brasil! mas bem que podiam ter pegado um ator brasileiro, oras! só não podia pegar alguém como Rodrigo Santoro, que ia ser mais galã que o galã principal do filme... [que, aliás, se encontrou com a protagonista de repente demais, a meu ver! sem preparação nenhuma pra eles, apesar de que o clima foi bem montado em termos de trama.] e não me parece que santoro ia ser tão engraçado e divertido como tinha que ser o personagem.

4 comentários:

Júlio Boaro disse...

O filme "Closer" também tem música brasileira. Nossa MPB faz MUITO sucesso lá fora. Nos vídeos clássicos da MPB no Youtube, chove gringos nos comentários :-)

Lolita Sala disse...

com certeza... música brasileira é o máximo!! tem vários exemplos nos filmes...

... no lindíssimo Terra do Julio Medem www.youtube.com/watch?v=pyR43r2Hiy4 tem a música Terra do Caetano numa cena fantástica;

o Almodóvar colocou o Caetano em dois filmes, www.imdb.com/name/nm0892669/
pena que no mais famoso ele canta o cucurrucucu paloma (socorro!!)

No Velocidade Máxima 2, aparece o Carlinhos Brown cantando "a namorada";

e pra quem gosta de Seu Jorge!! versões em português de várias do David Bowie no "Life Aquatic with Steve Zissou"... www.youtube.com/watch?v=Pnkf-9sqEuc

é "nóis" na fita :-)

Laura disse...

Tem selo pra você no blog!

Lolita Sala disse...

Este é DEMAIS!!!
http://www.youtube.com/watch?v=7wIbkdy1lBM
Irmãos Marx, Chico e Harpo tocando "Mamãe eu quero"
:-)
boa semana pra voces!