quinta-feira, 12 de abril de 2007

soft livre vale a pena?

reproduzo aqui um depoimento de um tal Fábio, na comunidade do Orkut "Odeio Software Livre"?

"Linux é SL. Windows é Proprietário. Meu modem funciona sozinho no windows, sem nenhum driver, plug and play. No linux, perdi uma semana pra isso. Na teoria, o Linux é de acesso livre, mas eu deveria pagar pra um técnico configurar meu modem, caso eu não tivesse a paciência de jó pra faze-lo ?

É tirar a grande dominação do "grande satã" microsoft e colocar na mão dos geeks que entendem o suficiente de informática pra instalar um modem num SO de código aberto.

Insisto nessa comparação windows - linux, porque, não adianta se ter um software livre pra windows que é pago."

essa questão de demorar uma cara pra conseguir aprender a fazer as coisas no linux realmente é difícil. as coisas poderiam ser mais fáceis, pô. e a turma do software livre fica ainda toda gloriosa e orgulhosa de conseguir lidar com o sistema... pô, pra que ralar desse jeito pra mexer na programação, caramba?

aproveito para colocar aqui outro desabafo, que postei em outra comunidade: design vs software livre:

"software livre para imagens -> amador?
amigo meu designer diz que é perda de tempo tentar usar software livre como gimp para trabalhar com design... "porque é tudo software amador. não para trabalhar. o software livre, principalmente na parte de edição de imagem, está sempre correndo atrás dos softwares da Adobe, etc., que têm todo o tempo para poder se dedicar para isso, já que ganham muito dinheiro para poder se dedicar."

não queria acreditar nisso, mas realmente enfrento muitas dificuldades no uso de NVU e Gimp por exemplo, e sempre acabo precisando rebootar o Linux e voltar para os softwares do Windows...

Tem alguns tipos de fontes que nem consigo fazer no Gimp... (tipo a fonte do texto animado deste banner, não sei pq não consegui reproduzir no Gimp - http://lidec.futuro.usp.br/imgs/acessaBanner.gif ) Cansa ficar abrindo e fechando um monte de janelas nele... que frequentemente brotam em cima da imagem em que estou trabalhando atrapalhando o processo... Para fazer animação, é bem ruim, mistura layers com frames, não separa como o Fireworks/Flash...

o NVU não gerencia bem os arquivos, como colocando em ordem por mais recentes modificados por exemplo e dando upload e download de arquivos facilmente por projeto, como faz o Dreamweaver...

enfim, sei lá, apesar de gostar da ideologia do software livre, ter penado pra estar com dual boot em casa e no trampo, frequentemente fico sem argumentos para colegas meus como o da citação de cima..."

2 comentários:

mbraz disse...

para o gimp --> http://pt.wikipedia.org/wiki/GIMPshop

so' lembrando... nao foi ninguem da adobe que veio aqui te dar a dica, ok?

;)

mbraz

Herberth Amaral disse...

eu vi esse mesmo comentário no orkut.... quem copiou de quem?
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=144857&tid=2498815168271910415&start=1