terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Malditos BrOffice e Google Docs!

Olha, não que eu seja contra o software livre e Web 2.0... Tanto que eu os uso! Acredito na importância do software livre contra o software proprietário e na praticidade, mobilidade e inovação da Web 2.0, o fazer tudo online, precisando o mínimo possível de usar softwares instalados no computador!

Mas é bom fazer um alerta: nunca usem o BrOffice para lidar com texto copiado diretamente da internet, como do Google Docs, por exemplo... Ou copiado com Ctrl + C, Ctrl + V, de qualquer site. Aparentemente, ele está lá... Mas na verdade não está! Quando você fechar o arquivo e abrir de novo... Sumiu!

Eu já perdi várias vezes relatórios inteiros por causa disso... É que onde trabalho temos que fazer relatórios mensais, e no meu caso, eu preciso copiar muitas imagens do site onde trabalho. E aí, depois de muito trabalho... Tcharans! A secretária-executiva Luciane vai ver no Word dela... E sumiu todas as imagens! A não ser aquelas que inseri com o comando Inserir -> Imagem. Aí vou ver com o meu BrOffice (atualizadíssimo)... Também sumiu tudo! Argh! E vai caçar tudo de novo...

E aí hoje eu tava acabando de montar o Manual de Uso do Acessa Livre 1.5, lá pro Programa Acessa SP, aí depois de ir montando e copiando tudo lá no Google Docs na máquina com o sistema AcessaLivre que a gente tem lá no Lidec, onde trabalho... Fui lá pra minha máquina pra ir copiando pro BrOffice. Então fui lá editando, editando, editando...

Aí tava com dificuldade pra lidar com as imagens, pra fazer umas edições, era só pra dar um tapinha e montar um índice. Então fui abrir com o Word pra poder fazer o que eu queria, que o BrOffice realmente parece menos prático pra fazer o texto contornar as imagens. Então primeiro fechei o BrOffice. Quando abri o arquivo, tinha sumido tudo!!! Arghhhhh!!!!!! Não tinha sobrado quase nada!!!!! Aaaarhggghhh!!!! Só tinha sobrado um tiquinho! Além de sumir com as imagens, tb tinha perdido mais um monte de coisa!!!

Aí então pensei, ah, mas vou poder recuperar ao menos alguma coisa com o meu Google Docs, em que eu vou editando e guardando tudo online. Fui clicar lá... E argh! Não tava mais! Aparentemente eu fui clicar lá no Google Docs e talvez estivesse aberto em outra janela, então ele "recuperou o arquivo", sei lá o que ele fez direito! Só sei que tinha coisas que eu tenho certeza que tinha alterado no máquina AcessaLivre, e pelo Google Docs eu copiei no meu micro. Só sei que não tá mais!

Tb teve quando no começo do dia conversei com o Dias, e ele falou que tinha deixado tudo lá sobre impressora na sexta-feira; mas eu fui abrir hoje e não tava nada, tava igualzinho a gente tinha deixado na quarta-feira!!! O fato é que houve uma queda de energia na quarta, que desligou o meu computador (não todos, é algo zoado que tá tendo lá). E eu devia estar com o Google Docs aberto... Mas não! Eu tinha alterado mais coisas lá no Google Docs no dia ainda, depois de o negócio ter zoado... Bem, me parece que quando fui então hoje ligar o micro, o Firefox perguntou se eu queria fazer a recuperação dos arquivos, e eu aceitei, pq não? Mas o zoado é que o Firefox acabou por "recuperar" não sei que versão antiga que não sei como ele achou do meu documento que estávamos produzindo, e apagou tudo o que o meu colega Dias tinha colocado na sexta-feira!!! Aaaarhghghg!!!!

Vantagens
enfim... é um saco. não que vou parar de usar essas coisas, mas tenho que tomar mais cuidado, e quem use, não deixe de usar. repare nas vantagens: não precisei ficar salvando arquivos (e salvar arquivos no sistema AcessaLivre é a maior burocracia! posso falar pq é sim! não é mentira!) porque usei o Google Docs; e a vantagem do BrOffice ao menos é que pude facilmente criar um PDF a partir dele!

Resumo do problema
Bom, pra resumir o problema de cada um: para o Google Docs: cuidado com essa história de o Firefox recuperar arquivos! sempre feche os seus arquivos abertos do Google Docs após usar! Faça vários backups! Se você está trabalhando colaborativamente, principalmente!

Para o BrOffice: Eu gostaria de relatar o seguinte bug: quando copiamos imagens diretamente de sites na internet, com control C, control V, para o BrOffice (versão atual), aparentemente as imagens estão lá, e então podemos ficar trabalhando com a edição do documento mais um tempão. Mas na verdade as imagens estão lá só temporariamente. Porque quando fecho e depois abro novamente o documento, seja no BrOffice-Writer ou no MSOffice-Word, as imagens não estão mais lá!

O problema não ocorre se inserimos cada imagem separadamente pelo Inserir -> Do arquivo... (mas este é um método muito mais trabalhoso, ainda mais se vamos copiar muitas imagens de uma vez de alguma página). Também não ocorre este problema se fizermos a cópia diretamente da internet para o MSOffice - Word.

Links
ah, faltou eu passar os links do que eu falei hoje:
BrOffice (Word e pacote MS Office e muito mais Livre): http://www.openoffice.org.br/
Google Docs ("Word e Excel" Online): http://docs.google.com/

agora tchau que vou ver Heroes episódio 12! (que os arquivos que achei antes tavam incompletos; hj já sai o 13 nos EUA!)

4 comentários:

Erica Franco disse...

uau! adorei as dicas... vou usar todas, até mesmo porque eu às vezes também sou usuária do acessa livre. mas com certeza é uma grande vantagem transformar com aquela facilidade os docs em pdf quando estamos no BrOficce

Erica Franco disse...

ops, BrOffice...

Maurício Kanno disse...

Opa, valeu a audiência, cara Érica... pois é, isto foi mesmo um desabafo, mas com certeza tem muito o que aproveitar de cada soft, é só saber usar e tomar cuidado...

Anônimo disse...

Amigo sei que o tópico já é antigo, mas só pra deixar o comentário: o erro não é do Broffice, isso é a configuração do mesmo. Em vez de colar as imagens, aí no seu Broffice está configurado pra criar um vínculo com a omagem original da internet, o que o impossibilita de visualizar tais imagens quando não está conectado, e talvez seja também o motivo para não visualizá-las no Micrsoft Word.
Assim, no Broffice 2, para quebrar os vínculos, acesse: Editar --> Vinculos (ou ligações) --> seleciona as imagens --> Desvincular (ou quebrar ligação). A imagem então é inserida no documento.
Abraço!