segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A Herança do Povo Negro e o Esforço dos Imigrantes Japoneses e Italianos

Conversei agora sobre o fato de eu ter convocado duas amigas negras propositalmente para o blog de viagens q montei. Fui questionado se isso não seria preconceito. Se não seria falta de interesse. E forçar a barra. 
Recordei que nas faculdades em q estudei na USP, Jornalismo e Engenharia; e agora mestrado em Artes, não vi negro nenhum praticamente. Eles só aparecem em cursos tão tão difíceis. Não pode ser coincidência.
Ouvi então que as cotas raciais não seriam válidas pq cada um tem que se esforçar e conquistar por seus próprios méritos. Veja os japoneses, italianos. Ralaram muito. 
Sim. Mas pq o Brasil chamou tanto imigrante? Tinha tanto negro aqui livre. Só posso concluir que aos negros sequer era permitido ralar legalmente. 
Pq não eram tidos como dignos de trabalho livre. Oportunidades iguais não existem não. Mto menos em nossa História. E cada povo guarda sua herança. Conforme sua cor e etnia tbm.

==

A seguir, incluo depoimento da amiga negra Denise Rodrigues, a única negra ou quase que conheci, creio, num evento de literatura fantástica na livraria Leitura, do shopping Cidade, na av. Paulista: 

"Esse discurso é muito comum. E não só ao se falar de cotas, mas também de oportunidades, participação dos negros na sociedade, cargos de chefia, racismo e preconceito. Primeiro que muitos desconhecem o que houve pré, durante e pós escravidão... Muitos sequer sabem que o Brasil foi o último país ocidental a abolir a escravidão e que isso só tem 128 anos. 

E que não foi bonitinho, os negros escravizados tinham seus conhecimentos técnicos em determinadas áreas e com a abolição, senhor nenhum queria pagar por algo que já fora de graça. Os negros foram segregados e tão rapidamente quanto, começou-se a política de imigração... Justamente para embranquecer um Brasil Afro. Daí vieram japoneses, italianos, espanhóis e tantos outros... Enquanto os imigrantes ganhavam terras, os negros mesmos livres não podiam adquirí-las e ainda foram expulsos de onde moravam e as favelas começaram a se formar. 

Teve - e ainda tem, muito trabalho negro, sim! Houve muito esforço, suor e sangue. Mas quem comanda(va) a balança do "mérito" não nós acha(vam) dignos.

E digo "nós", porque somos reflexo do que fomos ontem, das nossas heranças. Parafraseando o que foi dito pela atriz Viola Davis, não dá para ter mérito se não houve oportunidade. 

Recomendo muito a leitura de "Cultura e Identidade Brasileira", de Renato Ortiz. Que aborda esse embranquecimento e como isso afetou a cultura brasileira."

==

Sobre o livro indicado: 

Resenhas: 
http://ajudaestudanteuniversitario.blogspot.com.br/2012/12/resenha-critica_6.html 
http://www.faex.edu.br/_arquivos/_revistas/537748001371674290_11.pdf 

À venda:
http://www.livrariacultura.com.br/p/cultura-brasileira-e-identidade-nacional-121255 https://www.estantevirtual.com.br/b/renato-ortiz/cultura-brasileira-e-identidade-nacional/1469730744 

Nenhum comentário: