segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Nutricionista de posto público aprova vegetarianismo (e saiba sobre a B12)

Oi, gente! Tudo bem?

Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência muito importante minha. Fui hoje em uma nutrionista (não vegetariana) em um posto público de saúde. E nem demorou muito pra marcar, foi coisa de uma semana ou duas, e isso porque estávamos na virada do ano. Procuro me informar bem sobre o vegetarianismo também em termos nutricionais, mas faço isso principalmente pela internet e com amigos, e achei que seria uma boa também consultar pessoalmente um profissional de saúde.

Foi bacana, ela me orientou em relação aos alimentos interessantes para cada nutriente e disse que realmente não há problema algum em ser vegetariano. Fiquei feliz pela confirmação dela, uma profissional neutra, sem qualquer vínculo com a "causa". Afinal, sempre ouço falar de profissionais de saúde que criticam o vegetarianismo, já ficam cheios de temores e contra-indicações... Nem ficou falando dos mitos da falta de proteína, cálcio, ferro, etc... Pelo visto era uma profissional de verdade!

A única questão é para aqueles vegetarianos que desejam se tornarem também veganos, como eu também estou pretendendo. Ou seja, excluir também leite, ovos, queijo... Aí precisa fazer uma suplementação nutricional de B12, como ela disse. Mas só isso. Agora, e pra achar o quanto precisava fazer, e qual produto usar? Ela ficou um tempão procurando num livrão enorme lá da Farmácia do posto de saúde, pra me indicar o produto de suplementação nutricional, mas não achou a tal B12.

Nutricionista consultando Guia Vegano e SVB

O jeito foi ela procurar na internet. E o que ela me trouxe impressas? Páginas do site Guia Vegano, mais do site da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), ambas com informações do renomado médico nutrólogo e vegano Eric Slywitch, vejam só! Ou seja, ela, uma profissional de saúde totalmente imparcial, sem qualquer ligação com o vegetarianismo, referendou, apoiou as informações destes sites. Inclusive de folhetos vegetarianos/veganos que mostrei...

Agora, o que me preocupa é que ela disse (confirmado pelas informações do Eric) de que precisa fazer suplementação diária! Nossa! Nunca ouvi falar de veganos que tomam essa suplementação diária. No máximo, como no caso dos veganos David e Leonel, com quem conversei esses dias, de ano em ano, ou de uns 3 em 3 anos. O que ela me disse é que podem existir pessoas que podem se manter saudáveis assim; mas não é o recomendável para todos.

Seria importante fazer exames para verificar e seguir essa suplementação diária principalmente no começo. Isso porque a B12 não é um nutriente cumulativo; mas é lábil, ele vai com a excreção. E também não seria recomendável tomar doses altas de B12 de uma vez, digamos 500 microgramas por ano, de uma vez só, pois o organismo não suportaria e absorveria adequadamente.

A quantidade diária necessária é de 5 microgramas por dia, conforme ela verificou nas informações do Eric. De cabeça, ela achava que eram 50 microgramas. Mas, checando, ela cedeu a esta informação.

Atitude

Ah! E o melhor de tudo é que, apesar de ela ter no meio da conversa questionado alguns pontos básicos e simples da filosofia vegetariana/vegana (mas paramos logo, pois não estávamos lá pra discutir isso), no fim da conversa ela até aceitou um jornal Salva-Vidas, que lancei com Laura Kim, Luciene e outras pessoas, para divulgar o veganismo/direitos animais; e um folheto da campanha Um dia sem carne, com os motivos para não ser vegetariano; para conhecer melhor nossos motivos; apesar de dizer que já os conhecia. Também ficou com uma impressão extra das info do Eric para ela.

Admitiu inclusive, sem eu falar nada: "Essa exploração dos animais não é nem exploração em si, é tortura."

E o grand finale: "Espero que todos sejam como você. É que precisa de força de vontade também, né?"

===========

Que tal?

4 comentários:

Guiga disse...

Nossa, que legal, né? Difícil encontrar alguém (nem precisa ser nutricionista) que não fique dando pitaco nas nossas fontes de proteína! Parabéns pra essa profissional!
Ela não encontrou B12 no livrão pq não há suplemento de B12 de nenhum laboratório (suplementos do Complexo B vêm todos sem a B12), só em farmácia de manipulação!
Adorei o post!

Andréa N. disse...

Excelente post! E olha soh: se vc consumir alimentos reforcados (como algumas marcas de leite de soja, por exemplo, com B12 e calcio) nao precisa tomar suplemento vitaminico. Falo por experiencia propria e com a confirmacao da minha medica, que tambem nao eh vegana. Cheers!

Andréa N. disse...

Esqueci de deixar meu endereco pra vc passar qualquer hora pra um cafezinho :)
http://brazilnut-nyc.blogspot.com

Cibs disse...

Logo que eu me tornei vegetariana (com 2 meses mais ou menos) fui a uma nutricionista com quem já tinha feito um acompanhamento antes. Por incrível que pareça, no interior de SP (Ourinhos, uma cidade média), onde achamos que o conhecimento que o vegetarianismo é pequeno. Ela, onívora, me disse que não havia problema algum em ser vegetariana, e receitou a B12 em comprimidos. É muito legal ver que os nutricionistas têm conhecimento das nossas necessidades, e acho que esses mitos podem ter surgido de profissionais preconceituosos e que não buscaram se informar melhor do assunto. Até agora vimos que quem entende de nutrição e se abre a novas experiências, sabe que a carne não é essencial, e pode ser tranquilamente substituída.
Adorei o blog. Beijos.