Algumas das pessoas que conheci na JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão):
Colegas asiaticos na JICA Tsukuba, onde moro no Japao: Mustalah e Milu, das ilhas Maldivas; Chawarda, do Sri Lanka; eu, brasileiro com cara de japones; e o grande amigo Aminul, de Bangladesh! (Sempre da esquerda para a direita.)
====
Colegas latino-americanos na JICA Tsukuba, onde moro no Japao: Daniel, da Guatemala; Daira Vandon, da Nicaragua; o irreverente professor Jorge Ramero, do Equador; e os festeiros bailantes Andre Sanchez, da Costa Rica e Guillermo, do Paraguai!
====
Colegas asiaticos na JICA Tsukuba: o vietnamita Hien; a chinesa Kami; e os tambem vietnamitas Thinh (adora agitar uma paquera) e Tuyen (que sempre ri). Eu sou o penúltimo de vermelho.
====
Amigo africano de Guiné-Bissau, Rui Mateus (oba, falante de portugues!).
Um estudante de Engenharia de Alimentos orgulhosamente mostrou em seu blog um video com metodos "humanitarios" de assassinato de animais. Veja o video voce mesmo e diga o que te parece:
Minha resposta a ele:
"Ola.
Para um sistema de assassinato em massa, nao posso aceitar a nomenclatura de "humanitario". Voce aceitaria chamar de "humanitarias" as camaras de gas nazistas, pelotoes de fuzilamento deste ou de outros periodos? Nao sei o quanto duravam estas mortes ou o quanto sofriam as pessoas nestes casos, mas mesmo que fossem mortes com sofrimento tendendo a zero, voce concordaria com elas?
Voce se referiu a algumas organizacoes que utilizam este termo, incluindo uma certa Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA). Devo esclarecer-lhe que esta organizacao eh bem-estarista, ou seja, nao esta dentro do movimento de defesa dos direitos animais. Apenas busca formas consideradas "aceitaveis" pela sociedade em geral, para que se possa continuar explorando e matando os animais, continuando a violar seus direitos basicos.
Voce disse que um dos criterios eh:
"os animais não podem ser estressados desnecessariamente"
Oras, mas podemos viver muito bem sem matar o animal, que quer viver tanto quanto voce e eu. Leia trecho da carta Seja Vegano, de Claudio Godoy:
"Do ponto de vista da nossa saúde, não é só inteiramente possível como até mesmo desejável a adoção de uma dieta que não inclua nenhum produto de origem animal em todas as fases da vida, como atesta o parecer da Associação Dietética Americana de 2003. De acordo com este parecer, todos os profissionais de saúde têm o dever de estimular e orientar aqueles que desejam adotar este tipo de alimentação e não podem mais dissuadí-los."
Assim, provavelmente, algum estresse deve haver em um processo de morte, concorda? Como alguem se sentiria a caminho da morte? Assim, este criterio nao eh valido.
Estes metodos não demonstram "crueldade" para com o animal? Matar um animal sadio nao eh crueldade? Se fosse matar um animal humano sadio, isso seria considerado crueldade? Sugiro colocar-se no lugar destes seres, pois eles tambem tem vidas a serem respeitadas.
Pergunto seriamente: Qual eh a caracteristica relevante eticamente que todos os humanos tem, que nenhum animal tem, que permite respeitar direitos basicos humanos e nao fazer o mesmo com outros animais?
Realmente nao posso respeitar uma industria de morte, prefiro respeitar industrias da paz. Espero que os consumidores destas industrias cada vez mais se voltem para outros produtos, assim como os empresarios e trabalhadores destas industrias cada vez mais se voltem para outras atividades.
"Escalada no verão revela outra face do monte Fuji
MAURÍCIO KANNO colaboração para a Folha de S.Paulo, no Japão
Símbolo do Japão, o monte Fuji aparece sempre cheio de neve e rodeado de nuvens, tanto nas ilustrações tradicionais como nas camisetas e nos chaveiros contemporâneos --mas, para alguns, ele encerra o desafio de uma escalada reveladora.
Quem aceita encarar a subida dos seus 3.776 m, dificilmente avista o branco nival tão comum na representação da iconografia. Vê, sim, um caminho de pedra e areia, cinza, marrom e vermelho, com folhagens esparsas, até chegar à borda da cratera --o monte é, na verdade, um vulcão. E, se olhar em volta, verá um tapete de nuvens, cada vez mais abaixo.
Não só o Fuji-san (como é chamado em japonês) cheio de neve mas também o Japão sempre frio, são imagens particularmente equivocadas.
Ou ainda leia a reportagem inteira na Folha de S. Paulo desta quinta-feira, 28 de agosto de 2008, da pagina F1-F9! (Ou confira os textos na integra quem for assinante UOL ou Folha... infelizmente nao posso publica-los aqui no blog, por razoes obvias.)
Sim, este post é extremamente egocêntrico. Só eu, eu, eu e mais eu. Não vai encontrar muito de útil aqui, a não ser quem sabe pelos cenários ao fundo. Puro turista aparecido. Isto é só para os amigos curiosos em saber como eu estou aqui no Japão, visualmente. Para os que esperam algo mais sério, aguardem os próximos posts.
Fiquei em duvida (por nao saber o idioma), mas nao teve jeito: fui hoje assistir em um cinema na cidade com dois amigos japoneses Ponyo, animacao do consagrado cineasta de animacao japonesa Hayao Miyazaki! Eu queria muito ir a um cinema japones, e assistir a uma animacao japonesa, pronto! Agora consegui cumprir estes objetivos, eheh! O filme foi em japones, entao nao deu pra entender muito dos dialogos, mas ta valendo... Pelas entonacoes, pelas imagens (belissimas), etc., deu pra pegar bem a historia... E talvez seja ate interessante saborear um filme (especialmente animacao) por este lado mais sensivel...
E assisti esta animacao antes de todo mundo nos outros paises, pois parece que so vai estrear em outros paises so beem depois mesmo... Quando vai chegar ao Brasil? Nao sei, mas pelo que li no site IMDB, especializado em cinema, na Italia so vai chegar em setembro deste ano (Festival de Venice) e no Reino Unido/Inglaterra so em abril de 2009... Ou seja, acho que vai dar tempo de eu chegar ao Brasil e assistir em portugues ainda, huahuahua.
O nome do filme original e "Gaku no ue no Ponyo", o que significa algo como Ponyo no alto do penhasco... Basicamente eh uma peixa que conhece um menino e tenta virar uma menina para ficar com ele. Mas o mais bacana em si e toda a magia que envolve a historia, cheia de ondas e peixes gigantescos, tsunamis, a coragem da mae durona do garoto, e outros encantos de um anime belo do seu Miyazaki. Este autor, diretor do Studio Gibli, tambem produziu Viagem de Chihiro e O Castelo Animado, conhecidos no Brasil.
Ah, claro, a tematica deste filme pega bem personagens animais... Um de meus temas preferidos. Mas o que dizer de uma peixa que quer virar humana? Que mensagem isso passa? Superioridade dos humanos sobre os outros animais? Nao sei... De fato, e problematica a relacao do garoto que quer "ter" o peixe para si... Mas a relacao eh de amizade, e a peixa e toda poderosa, a historia tem muita magia... Acho que o enredo consegue passar por tudo isso. O contato entre os mundos humano e aquatico se da com bastante tumulto e encanto, amizade e desespero. Como se diz? Transcendente e dubio...
Violencia e propriedade do humano sobre o animal? Nao, nao diria que isso aparece no filme... como e a realidade. Ha toda uma comunicacao e relacao tumultuada, isso sim...
Oficialmente, so em setembro, mas la vai descricao e um video parcial:
Eheh, pois eh, to bem longe, mas nao deixo de ficar ansioso pelo retorno desta fantastica serie! Cujo personagem mais engracado e interessante eh... um japones, claro! Soh que ainda nao encontrei ninguem aqui no Japao que assista e curta tambem... rs
Bem, la vai: texto escrito por "Sam", na comunidade Heroes Brasil, no Orkut: (cuidado, spoilers!)
"Conforme esperávamos, ontem na Comic-Con, foi exibido o primeiro episódio da terceira temporada de Heroes: Villains. Não há vídeos por enquanto, mas há a descrição do episódio. Confira-a abaixo:
- O episódio começa 4 anos no futuro. Claire apontando a arma pro Peter. Ele implora a ela para deixá-lo voltar ao dia em que "todos descobriram". Ela ATIRA, mas ele para o tempo e sai da frente.
- Agora vemos o presente. Peter do Futuro coloca um casacão preto e entra na sala do final da última temporada. Ele atira no Nathan. O Matt e uns policiais tentam caçar o Peter do Futuro.
- Aparece a casa da Claire, onde ela vê tudo o que acontece. Ela liga pro Peter do presente e pergunta se eles precisam do sangue dela para salvar o Nathan.
- Corta para o hospital. Médicos tentam reanimar o Nathan.
- O Peter do Presente está do lado do irmão o tempo todo. Então um médico chega pra ele e diz "Eu sinto muito". Nathan pereceu.
- Peter então vai até o irmão, que está morto numa mesa de cirurgia. Ele o toca, fazendo com que o Nathan acorde de sopetão. Aparece o logo de Heroes.
- Vemos então o Hiro no escritório de seu pai. Ele está zoando com os ponteiros de um relógio quando Ando chega. Hiro não sabe mais o que fazer, e está entediado nas Empresas Yamagato. Ele então vê um DVD que seu pai deixou pra ele com o título "Sobre seu destino".
- Vemos então a casa da Claire, e ela está brincando com o Mr Muggles. A campainha toca e ela vai atender. Quando ela abre a porta... SYLAR!!! Ele diz "Eu quero o que você tem!" Ela acerta ele com um troféu e tenta fugir, mas Sylar consegue trancar todas as portas e janelas na base da telecinese. Ela pega uma faca de cozinha e tenta se proteger dele. Eles estão sozinhos na cozinha. Ele aparece indo na direção dela. E então...
- Vemos o apartamento do Mohinder. A Maya está lá, assustada, segurando algo pesado enquanto alguém tenta entrar pela porta. O Mohinder entra e ela erra a porrada. Ela vê que é ele e então eles começam a conversar sobre os poderes da galera e como eles estão ligados a adrenalina. Aparentemente, quando a galera está com a adrenalina alta, seus poderes são afetados.
- Vemos o Hiro assistindo o dvd deixado pelo seu pai. Nele, Kaito diz que ele tem uma missão sagrada. Ele fala que está dentro do seu cofre particular. Nas mãos erradas, aquilo pode destruir o mundo. Agora é o dever do Hiro de NUNCA ABRIR O COFRE! É claro que Hiro vai e abre o cofre. Dentro do cofre tem um envelope, com um outro dvd com os dizeres "PRESS PLAY". Hiro vai faceiro e é mais uma mensagem de seu pai. "EU DISSE PRA VOCÊ NÃO ABRIR O COFRE! O único que pode proteger os Heróis é aquele de sangue puro". Dentro do envelope, além do dvd tem um gráfico, com vários elementos quimícos, dna,etc. Então um jato de vento passa por ele e o gráfico some. Hiro para o tempo pra saber o que diabos aconteceu. Então ele vê uma trilha deixada pela Speedster Daphne. Ela dá um encontrão no Hiro e some.
- Vemos então o Peter na sala de provas da polícia. O Matt chega com a arma do crime, que tem as digitais do Peter. Ele tenta ler a mente do Peter, mas não consegue nada. Então o Peter do passado se tranforma. Era o Peter do Futuro, que joga o Matt longe, pegando a arma e saindo tranquilamente.
- Peter do Futuro vai até o hospital pra matar o Nathan. Quando ele chega no quarto dele, o Nathan sumiu.
- Nathan chega até uma igreja e diz "Eu vi Deus hoje. Eu estava morto e Ele me deu mais uma chance. E agora eu sei porque estou aqui. Para fazer coisas grandiosas. Para fazer o Seu trabalho." Nisso o Peter do futuro chega pra matar o irmão.
- Então ele vê o irmão e ouve ele falar sobre como todos estão ligados, sobre destino e tal. Então ele se comove e deixa quieto.
- Vemos novamente o Mohinder e a Maya. O Mohinder coletou o sangue dela e fez uma fórmula que pode dar poderes a qualquer pessoa.
- Vemos então o Sylar com a Claire. Ela se escondeu num armário e ele não consegue pegá-la. Então ele encontra uns arquivos sobre os vilões do Level 5. Quando ele está distraído, a Claire mete a faca no peito dele, mas não adianta e ele joga ela na parede. Ele então começa a abrir a cabeça dela e apavorar com o cérebro dela. Ela consegue falar com ele. "O que você está fazendo?" ela pergunta. Ele responde "Estou procurando por respostas antes que eu sangre até a morte" "Você vai comer meu cérebro?" E então a resposta que todos aguardávamos chegou. "Claire, isso é nojento". Então ele encontra o segredo dos poderes dela. Ela aparentemente morre quando ele encontra a habilidade dela. Ele retira a faca do peito e começa a andar tranquilo. Então ele volta, e coloca a tampa da cabeça dela de volta, e então Claire acorda. Claire: "Você não vai me matar?" Sylar: "Você é diferente, você é especial. Eu não poderia matar você nem que eu quisesse. Você nunca poderá morrer. E agora, aparentemente nem eu."
- Vemos a Maya querendo que o Mohinder destrua o frasco com a fórmula que dá poderes, mas ele não está nem aí.
- Vemos o Nathan de volta. O Peter do Futuro leva ele para o seu quarto no hospital, ouvindo as surtadas do irmão. "Nós poderíamos ser Anjos à serviço de Deus." Peter: "Eu não espero que você entenda o que eu fiz com você, mas eu espero que um dia você me perdoe.". E então ele vai embora.
- Quando ele sai do quarto, Linderman diz "A vida realmente é uma coisa estranha, não é Nathan ?"
- Vemos uma cena de Niki falando com o governador sobre o Nathan.
- Vemos então o Matt no meio do deserto, preso.
- Aparecem o Hiro e o Ando. O Ando quer que o Hiro vá ao passado para entender o porque da Daphne roubar os gráficos. O Hiro resolve que tem que ver o futuro. Ele então vê o Hiro e o Ando do futuro discutindo. Então, o Ando do futuro manda uma rajada de um raio vermelho e desacorda o Hiro do futuro. ANDO TERÁ PODERES! Hiro se esconde num canto e vê uma visã Hiro se esconde num canto e vê uma visão apocalíptica: Tóquio sendo destruída!
- Vemos o Mohinder e o pior acontece. Ele usa a fórmula ao invés de destruí-la.
- Angela Petrelli aparece para o Nathan. É revelado que o poder dela são "Sonhos". Aquilo que o Peter sonhava saía da cabeça dela.
- Ela então conversa com o Peter do Futuro. "O que você fez com o meu filho?" pergunta ela em relação ao Peter do passado. "Ele está num lugar seguro". Então os dois vão até o Level 5. Vários presos gritam "EU SOU PETER PETRELLI!!!"
- Bennet também se encontra no Level 5.
- Vemos o Matt no deserto, e ele vê uma pintura em uma pedra. O mundo explodindo.
- Vemos várias cenas. O Linderman com o Nathan, a Niki tramando algo, e o Mohinder largado no chão. Bandidos resolvem que vão roubar ele, então ele acorda e torce o braço do cara de uma maneira absurda. Ele então olha para suas mãos, assustado, quando a câmera vai subindo e vemos a mesma pintura do mundo explodindo, pintada na parede de um prédio. E então "Continua..."
OBS: Depois da exibição do episódio, o elenco e os produtores ficaram abertos para perguntas. Foram poucas e não revelaram nada demais. Porém, podemos destacar que foi perguntado ao elenco qual seria a definição da nova temporada. Eles responderam assim:
• Jack Coleman: Fantástica. • Hayden Pannetiere: Incrível. • Milo Ventimiglia: Vai derreter suas cabeças. • Masi Oka: Falou algo em Japonês. =D • Greg Grunberg: Sexy! • Dania Ramirez: Perturbada! • Zachary Quinto: Eu sempre gostei da palavra Brouhaha (essa nem eu entendi) • Ali Larter: Maravilhosa • Sendhil Ramamurthy: Realmente sombria."
Oie, rapidas (e sem acento neste windows): fiquei feliz da vida de aprender a jogar badminton, uma mistura de tenis (ou ping pong gigante, com quadra de volei) com peteca (ou mini-peteca)... Putz, isso eh mto popular por aqui. Parece que no Sudeste Asiatico, como Tailandia, Bangladesh, Vietna, as pessoas jogam muito! E no Brasil, eu nunca tinha ouvido falar!
Pois bem, depois de um vergonhoso inicio sequer conseguindo acertar a "bola" (ou quase isso), treinando sozinho uns dois dias tambem, uhu! Ontem um bangladeshiano me deu mais umas dicas e fiquei maravilhado ao ver que eu conseguia tacar a bola pra la e rebater depois! Agora dah pra me sentir mais enturmado...
E por falar em me sentir enturmado, putz, fiquei mto feliz quando hoje, depois de chegar cansado e tarde em casa e perder a hora do jantar aqui no predio da JICA [(Agencia de Cooperacao Internacional do Japao), Tsukuba, Ibaraki, Japao, etc.], ao chegar na cozinha comunitaria pronto pra aprontar alguma coisinha pra mim, uma turma de uns 6 ou 7 vietnamitas, com quem tenho falado por ai ora com um ou com outro (a dois deles especialmente devo muito, por se dedicarem tanto a resolver uns paus no meu computador), me chamam para jantar com eles, comida tipica vietnamita, preparada por eles!
E o melhor: vegana, macarrao, ceboloes, cenouras, e outros legumes... Esses caras estao me deixando com a melhor impressao desse pais que bateu os EUA nos anos 1960...
[fotos, depois, se eu conseguir tirar o atraso do estudo aqui no fim de semana... etc.]