terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Trata-se gente como bicho; e pior, tratam-se animais de maneira indigna

Um título de post no blog de meu ex-professor de Jornalismo Léo Sakamoto me indignou: "Trata-se gente como bicho. E ganha-se muito com isso".

Seu título é triste. Parece que se legitima tratar "bichos" de qualquer jeito, sem respeito, com esta expressão. Por que "bichos", animais em geral também não mereceriam receber um tratamento digno?

Digo mais:

"Tratam-se animais de maneira indigna. E ganha-se muito com isso".

Por isso, monto a nova expressão: "Trata-se gente como bicho; e pior, tratam-se animais de maneira indigna." O problema não é comparar necessariamente o tratamento de humanos com o de animais em geral; mas o fato de este tratamento, para qualquer um, seja ruim.

===

Em outro post, Léo escreve: "nosso verdadeiro calcanhar de Aquiles não é a questão de saúde animal, mas dos impactos negativos gerados pela expansão pecuária sobre o meio ambiente e populações tradicionais. Sem esquecer da exploração ilegal de trabalhadores. Problemas como desmatamento, trabalho escravo, contaminação química de rios, deslocamento forçado de posseiros e populações indígenas e grilagem de terras rondam a produção bovina em áreas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste."

Ok, tem todos esses problemas... Mas, o buraco é realmente bem mais embaixo: o problema é os animais serem tratados como simples mercadorias, propriedades, e não como os seres sensíveis e conscientes que são, com os direitos que deveriam ter a desfrutar suas vidas independentes. Léo falou de tanta coisa, mas simplesmente ignorou a condição dos animais; mesmo quando mencionou a questão de saúde animal, foi se referindo à questão de comercialização da carne dos animais!

Leia mais aqui: http://direitosanimais.org/

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Sobre a relatividade do "imprescindível" "avanço" com experimentos com animais

Olá, o amigo de Stoa Oda pediu opinião a respeito de uma reportagem da revista Fapesp sobre experimentos com animais. Então lá vai:

O pensamento dos cientistas, salvo exceções, é de simplesmente fechar os olhos para toda o sistema de dominação e exploração de que fazem parte, assim como a maioria das pessoas fecha os olhos para o sistema de exploração de animais em geral para diversos fins. Pq é mais fácil assim; assim como, no século XVIII e XIX, muitas pessoas fechavam os olhos para a escravidão e dominação dos negros no Brasil. Quando interrogados a respeito, a opinião oficial era de que, se eles fossem libertos, a economia do Brasil iria quebrar, seria uma total catástrofe!!!

Repare nos tïtulos da reportagem citada: "Sem eles não há avanço", "Experiências com animais seguem imprescindíveis, ao contrário do que dizem ativistas". Repare que palavras lindas e fortes: "avanço" e "imprescindíveis". Uau!!! Bem parecido com o pensamento do século XIX em relação aos negros!!! Sua escravidão na época também era totalmente "NECESSÁRIA" para o país!!!

Mas que tal parar para pensar um pouco? Avanço para quê e para quem e com que custo? Fazer avançar a ciência é SEMPRE necessário assim, não importam os males que nossa espécie inflija aos de outras espécies, mesmo que eles também sejam seres tão sensíveis ou mais que nós?

Tenho impressão de que essa ciência virou um novo deus que cada vez mais sobrepuja todo o respeito pelos outros. Quanto mais certos tipos de ciência avançam, menos o ser humano evolui.

Imagine se não fosse nossa espécie a ter alcançado a dominação do planeta, você concordaria que uma outra espécie mais evoluída se utilizasse de seres humanos nas pesquisas deles? Afinal, o discurso deles é que isso é "imprescindível" para o "avanço"!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Meu depoimento no Campus Party para o YouTube (zoado, mas enfim...)



no maior improviso, sem pensar direito, é no que dá... nem eu me entendo direito, rsrs

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Blogueiros pelos Direitos Animais no Campus Party!!!

Com muita honra anuncio que terça-feira agora (dia 12 de fevereiro), 20h, eu com outros amigos defensores dos direitos animais (sendo a maioria conhecidos há pouquíssimo tempo, e apenas virtualmente!), vamos apresentar nossa experiência difundindo direitos animais em blogs no mega-evento de tecnologia Campus Party!

Segue divulgação da Lúcia Freitas, coordenadora da área Campus Blog no evento (reproduzido do blog-rede dela, "Faça a sua parte"):

"Nem todo mundo deve saber, mas sou coordenadora da área de blogs na Campus Party, que acontecerá entre os dias 11 e 17 de fevereiro, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.

E tenho a honra e o prazer de vir aqui no Faça anunciar que logo no primeiro dia de trabalho (12/2, terça-feira) às 20h, teremos um dos muitos eventos do Campus Verde: o debate Blogueiros pelos Direitos Animais. Gente ativa, que participa de grupos, interessantíssima.

Estarão conosco: Maurício Kanno, do Animao; Fábio Paiva, do Pelo Fim do Holocausto Animal; o dr. Marcel Benedeti; Miriam, do Vida de Vegetariana; a Simone Nardi e a Maria Conceição, do Consciência Humana. Será uma mesa entre iguais, mas garanto que presenciaremos os debates acalorados de sempre."

Lembrando apenas que eu tenho 2 blogs praticamente clones: além do Animao, também o Stoa, para interagir mais diretamente com a turma da USP e software livre: http://stoa.usp.br/mauriciokanno/

=================================

Aproveitando, dei uma caçada no Google e encontrei um interessante post de uma blogueira sobre blogs, considerando a causa dos direitos animais e da natureza como importante bandeira a ser assumida por blogueiros em geral:

"Edição de Quinta-feira, Janeiro 19, 2006

O Blog em defesa dos animais

Muito já foi comentado sobre a importância do Blog e a sua atuação em diversas áreas. A verdade é que cada vez mais o blog vem criando novos horizontes, tornando-se importante arma de conscientização em defesa de alguma causa. Uma das que acho bastante louvável são os blogs que defendem os direitos dos animais e da natureza. É um movimento que cresce e a cada dia há mais blogs que aderem a esta causa. Eles abordam os principais problemas que os animais enfrentam, desde abandono até informações sobre maus tratos e mortes indiscriminadas.

Em recente navegação li as seguintes palavras no Blog Grupo de Libertação Animal no post do dia 15/01/06: É muito raro encontrar alguém que diga abertamente que não gosta de animais. Muita gente tem em suas casas cães, gatos, pequenas aves, peixes, répteis e até aracnídeos. Algumas são até bastante zelosas tratando os seus animais de companhia com todos os cuidados e afeto, outras dedicam até parte das suas vidas a recolher, tratar e reabilitar cães e gatos que vagueiam pelas ruas. O que estas pessoas não compreendem apesar de ser inegável a sua vontade de ajudar, é que, no fundo, o seu ímpeto solidário apenas substitui os membros da mesma espécie por animais domésticos e não por animais no geral.

No mesmo blog no post do dia 10/12/05, alerta para situação de animais nos circos. Num recente e extensivo trabalho da Associação ANIMAL e da ADI são expostas situações de claro abuso e tortura de animais em circos. O que normalmente poderia passar despercebido está agora à vista de todos e para quem quiser reconhecer a realidade do pior espetáculo do mundo.

Abordando o mesmo tema no Blog Diz Não, no post do dia 30/12/05 intitulado Crueldade atrás do Riso é ainda mais veemente quanta a situação dos animais. Vida dos animais nos circos caracteriza-se pela isolação, maus tratos, o medo e o cativeiro.

Em outros blog vemos animais sendo apresentados á adoção, alguns contam histórias emocionantes onde á crueldade do homem nos choca. No Blog Em Defesa dos Animais no post do dia 08/01/06 relata a história do cão Xico. O relato envolvente nos comove. Estava sozinho e abandonado! Tudo porque já não servia para caçar, pois tinha partido uma pata! Não quiseram saber de mim...

Em outro Blog Ame a Natureza no post coletivo do dia 28/12/05 é citada a música As Baleias de Roberto Carlos, um hino contra a matança indiscriminada de animais.

Não é possível que você suporte a barra
De olhar nos olhos do que morre em suas mãos
E ver no mar se debater o sofrimento
E até sentir-se um vencedor neste momento

Não é possível que no fundo do seu peito
Seu coração não tenha lágrimas guardadas
Pra derramar sobre o vermelho derramado
No azul das águas que você deixou manchadas

È discurtindo os problema que temos oportunidade de repensar os nossos valores e o Blog no oferece além desta oportunidade a de fazer valer, aquilo o quê acreditamos.

Iara Brandão

Postado por Luana"

====================

Nota importante
: a blogueira se refere como problema a "morte indiscriminada de animais". O problema não é esse em si, o buraco está mais embaixo: é, além de qualquer tipo de matança de animais, seja discriminada ou não, a consideração de animais como propriedade do ser humano.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Guaratinguetá em primeiro lugar no Campeonato Paulista!!!

Momento histórico: equipe de futebol da minha cidade de Guaratinguetá, na primeira divisão do Campeonato Paulista de Futebol, supera todos as outras 19 equipes da primeira linha do futebol do Estado, incluindo tradicionais times como São Paulo, Corinthians e Palmeiras, e está em primeiro lugar na classificação geral!

Diga se não é orgulho para todos os guaratinguetaenses! Incluindo este, que nunca teve gosto por futebol, pelo contrário... eheh! Acabei descobrindo sua importância, até para mostrar ao mundo que a Terra das Garças Brancas não vive "só" de São Frei Galvão, professor Pascoale, D. Flávio Cappio, prof. dr. Waldomiro Vergueiro, Faculdade de Engenharia da Unesp, Escola de Especialistas de Aeronáutica, etc...

Confira abaixo os quatro times na zona de classificação para as semi-finais:



Fonte: Folha Online, como se pode ver abaixo, em notícia e íntegra da tabela:

"03/02/2008 - 20h13
Guaratinguetá derrota o Guarani e assume liderança do Paulista

da Folha Online

Surpresa da competição, o Guaratinguetá assumiu neste domingo a liderança do Campeonato Paulista 2008 ao derrotar o Guarani por 3 a 1, pela sexta rodada.

A equipe de Guaratinguetá soma 15 pontos no torneio --são cinco vitórias e uma derrota. Já o Guarani, com seis pontos, está na zona de rebaixamento.

Michael, aos 19min e aos 41min do primeiro tempo, colocou o Guaratinguetá em vantagem.

Na etapa final Juliano diminuiu aos 9min, mas Dinei fez o terceiro do Guaratinguetá.

As duas equipes voltam a jogar na próxima quarta-feira. O Guaratinguetá enfrenta o Palmeiras fora de casa, enquanto o Guarani recebe o Rio Claro."

Tabela histórica!!!



Reproduzido de:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u369444.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/campeonatopaulista/

(Para ver todas as imagens relacionadas e baixar, clique aqui: http://picasaweb.google.com.br/mpkjor/Guaratinguet1oLugar )
===========================================

E do site do Guará Futebol:

Vitória e Liderança!

Foi uma noite histórica no “Ninho da Garça”, foram três pontos conquistados que valeram um momento inédito na curta e gloriosa história do Guará, após seis rodadas a equipe do Vale do Paraíba alcançou a liderança isolada da competição e transformou o já famoso e badalado carnaval de Guaratinguetá em uma festa de gala.

A difícil vitória conquistada diante do Guarani começou a ser desenhada ainda no 1º tempo quando através de duas penalidades máximas, Michael deixou o Tricolor do Vale em vantagem com dois gols de diferença. Na segunda etapa o time campineiro fez o seu gol com Juliano e Dinei liquidou a partida fechando o placar de 3x1.



“Foi uma vitória conquistada com muito trabalho e sacrifícios de todo o grupo, se foi difícil chegar até a liderança, será ainda mais complicado continuar. Nós jogadores temos a consciência que o trabalho será ainda maior”, disse o zagueiro e capitão Carlinhos.

O técnico Guilherme Macuglia mais uma vez exaltou a força do grupo e lembrou que mesmo com a ausência de dois jogadores (Alex silva e Jackson), os atletas que entraram foram muito bem. O treinador lembrou também do excelente trabalho desenvolvido pelo preparador físico Márcio Correa e seu auxiliar Rafael Cotta na recuperação dos atletas nesta maratona de jogos que o Guará enfrentou e também teceu elogios o preparador de goleiro Cacalo e demais integrantes da comissão técnica.

A bola rola...

Mais uma vez empurrado por uma vibrante torcida, o Guaratinguetá começa melhor e busca o ataque, logo no minuto inicial, Caiuby recebe de Michael e bate forte, a bola desvia na zaga e acaba sendo defendida pelo goleiro Gisiel.

Aos 14 minutos Alê cobra escanteio, Dinei cabeceia bem e a bola passa muito próxima da trave direita bugrina.

Quatro minutos depois o lance que originou a primeira penalidade máxima. Renato afasta a bola do campo de defesa até a área adversária, Dinei e Gisiel disputam a bola, o árbitro vê o goleiro alviverde empurrando o atacante e marca pênalti. Na cobrança Michael bate no canto direito e marca o primeiro gol do Guará.



O Guarani assusta!

O atacante Chris assusta o torcedor do Guará aos 24 minutos, após uma linda jogada individual e um belo chute que acabou morrendo no poste direito do goleiro Fábio.

O Guará responde em seguida, primeiro com Renato que após cruzamento de Alê acerta um belo chute de primeira, mas para fora, depois é a vez de Nelsinho descer pela direita e quase surpreender o arqueiro bugrino batendo pelo alto e direto,a bola bate no travessão e sai.

Pintura!

A mais bela jogada da partida acontece aos 41 minutos, em um contra-ataque muito rápido, Michael faz uma linda jogada pela esquerda, avança e toca para Jefferson que deixa para Dinei, na cara do gol o atacante é derrubado por Roger Bernardo, mais uma vez o árbitro assinala pênalti e expulsa o jogador do Guarani.

Coube ao “Pequeno Notável” Michael bater no mesmo canto e marcar o segundo gol do Tricolor do Vale na partida.

2º tempo

Um jogador a mais e dois gols na frente do placar, isso poderia até trazer tranqüilidade ao time da casa, mas isso não aconteceu. O Guarani voltou com gana e vontade de tirar seu prejuízo, tanto que chega ao seu gol ainda aos 9 minutos, após uma bate e rebate na área tricolor, Juliano enche o pé e acerta o canto esquerdo de Fabio, marcando o gol do Guarani.

O Guará responde em seguida com Alê que bate uma falta com veneno pela direita no ângulo direito de Gisiel que salva o time campineiro.

Aos 19 minutos mais um milagre do arqueiro bugrino, Caiuby faz uma bela jogada pela direita e acerta uma bomba pelo alto, Gisiel faz excelente defesa.

Mesmo com um jogador a menos o Guarani é valente e tenta chegar ao gol de empate, a equipe se lança ao ataque e fica sujeita aos contra-ataques, em uma destas oportunidades Michael toca com açúcar para Dinei que toca na saída do goleiro e marca o terceiro gol do jogo.

Até o fim do jogo, o Guará ainda tem mais oportunidades, a melhor delas com Nenê que cobra uma falta com muito perigo.

No apito do árbitro festa nas arquibancadas, carnaval e futebol, duas paixões guaratinguetaenses que tabelaram juntas neste domingo histórico.

No vestiário do Guará momento de agradecimentos e concentração, a ordem é manter o foco, os pés no chão e continuar o trabalho.

Todos os atletas se reapresentam na tarde desta segunda-feira, iniciando os trabalhos para enfrentar o Palmeiras na próxima quarta-feira (06/02) em São José do Rio Preto.

Texto: Fabricio Junqueira

Fotos: Wilson Silvaston


Reproduzido de: http://www.guarafutebol.com.br/internas.php?noticias=2003&interna=

=========================================

Ah, é claro, e para quem ainda não conhece:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guaratinguetá

http://www.guarafutebol.com.br/