sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Iron Maiden faz turnê em março de 2008; vocalista pilotará avião



Os preços dos ingressos vão de R$ 100 a R$ 250. E esta é uma boa razão pra preferir as bandas alternativas... em show gratuitos ou baratos...

"O Iron Maiden se apresenta no Brasil em março de 2008 durante a turnê "Somewhere Back In Time". Os shows acontecem em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. A última vez que o grupo esteve no país foi em 2004, e o piloto do avião que trará o grupo ao Brasil será o vocalista Bruce Dickinson."

da Folha Online

Leia mais: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u350232.shtml

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Narração da Corrida Maluca: Blogs da rede Stoa USP!



Esta é a interpretação livre de uma grande competição! E o segundo videopost do videoblog Animao!

Tudo começou com um prêmio imperdível num coletivo de blogs: http://stoa.usp.br/tom/weblog/10617.html

Depois alguém teve a idéia de cruzar universos: http://stoa.usp.br/jsantos/weblog/10693.html

E outro alguém resolveu interpretar em um vídeo sombrio (que podia ter sido menos sombrio) todo este fabuloso torneio...

Videoclipes 1: Queen, Rhapsody, Evanescence

Nunca falo de música, mas vamos lá... nos últimos dias estive me sentindo milagrosamente musical.

Bohemian Rhapsody, de Queen



10 para música e vídeo!

A primeira vez que assisti ao vídeo foi numa aula de inglês do cursinho... (eita analfabeto musical!) Desde então fiquei apaixonado! O jogo de coro com solista com voz fina/grossa, o jogo de espelhos... Toda uma atmosfera espetacular, mágica, saudosa e celebrativa...!

-----

Emerald Sword, de Rhapsody (of Fire)



10 para a música, 5 para o vídeo.

Desde que conheci, nunca mais vou conseguir esquecer e deixar de ficar nas nuvens com esta música, realmente épica e fluente!!! Eu esperava encontrar algum vídeo-clipe condizente, mas infelizmente o máximo que achei foi esta "rapsódia" de filmagens de show dos caras... Ao menos pude vê-los no palco, nunca tinha visto antes. Tem outros vídeos, mas só com apresentação de slides com imagens bobinhas de dragões, cavaleiros, etc.

----

My Immortal, de Evanescence



9 para a música e para o vídeo.

Bem, com certeza muitos vão me achar piegas e bobinho com esta avaliação. Também uma amiga me falou que esta banda é considerada mais pro "pop" que "gothic metal". Mas sim, gostei muito da estética desta banda que conheci com minha mana caçula. Tranquila, suave, preto e branco... Fora que a vocalista Amy Lee é linda, eheh

---------------

Holy Thunderforce, de Rhapsody (of Fire)



7,5 para a música, 6,75 para o vídeo.

Anos atrás, adorava essa banda... Talvez uma das únicas na qual gastei dinheiro comprando CD na minha vida. Mas a música hoje não me impressiona muito. Aliás, esta especificamente nunca me impressionou tanto, tem outras melhores, como a já referida. Quanto ao vídeo-clip, puxa, fiquei feliz de encontrar um vídeo-clip destes caras... Mas me decepcionei, ficou meio sem graça este visual e dinâmica de guerrinha medieval criado. Esperava muito mais, dada a letra e a canção... Sei lá também o que eu esperava.

sábado, 17 de novembro de 2007

Videoblog Animao 1: Introdução!

Oiê, este é o meu primeiro videopost do Videoblog Animao que estou começando, uma versão em vídeo que estou experimentando, para dar outra cara e novos recursos aos meus blogs: http://animao.com.br (este aqui mesmo) e http://stoa.usp.br/mauriciokanno/ (na rede Stoa da USP).



Esta é apenas uma introdução para meu videoblog iniciante, que falará sobre direitos animais, vegetarianismo, gatos, ecologia, internet, software livre, séries de TV como Heroes, animações, quadrinhos, críticas de filmes e outras obras, etc.

Espero que você goste! Teve até participações especiais (e inesperadas) de outros sujeitos!...

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Minha posição política (e a sua?)

Demorei um tempinho, mas consegui fazer também meu teste de Política, indicado pela Samantha Martins. O meu tem alguma semelhança com o dela... Mas podemos discutir as diferenças: pelo visto minhas maiores diferenças em relação ao resultado dela é que sou "strong democrat" (um baita de um democrata) e ela democrata moderada... Sou "socialista liberal" e ela "socialista moderada". A moça é bem mais moderada, centrista, do que eu, pelo visto. E ambos somos "economic liberal". Sou um tanto "permissive" ou talvez tolerante, em termos sociais, mas bem pouco em termos econômicos...

Eu não entendo quase nada de Política, então se alguém puder me ajudar comentando meu resultado, agradeceria muito.

Você é de

Social Liberal
(76% permissive)

e um...

Economic Liberal
(23% permissive)

Você é melhor descrito como:

Strong Democrat (23e/76s)




Link: O Teste de Política em Ok Cupid
Também:
O Teste de Personalidade do OkCupid

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Richard Stallman, pai do software livre, na USP

O software livre em discussão

Richard M. Stallman é presidente da Free Software Foundation, criador e o principal mentor do movimento de software livre. Em passagem por São Paulo no próximo dia 21/11, às 10 horas, proferirá a palestra "O Copyright contra a Comunidade" na Poli USP

Onde?
Faculdade de Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP
Avenida Prof. Luciano Gualberto, travessa 3 nº 380
Auditório 136

Quando ?
Quarta feira dia 21 as 10 horas

Organização:
G-POPAI - Grupo de Políticas para o Acesso à Informação
< https://www.gpopai.usp.br/>

Fontes intermediárias:

---------- Forwarded message ----------
From: Júlio Boaro
Date: 13/11/2007 23:26
Subject: [weblab msg 2765] Fwd: Stallman na USP dia 21
To: web_lab@googlegroups.com

---------- Forwarded message ----------
From: Rodrigo Sampaio Primo
Date: 13 Nov 2007 17:30
Subject: Fwd: Stallman na USP dia 21


---------- Forwarded message ----------
From: Rodolfo L. Castanheira
Date: Nov 13, 2007 5:25 PM
Subject: Stallman na USP dia 21

domingo, 11 de novembro de 2007

Mais Vida Menos Lixo! (campanha e curso)

oi, gente, queria compartilhar com vocês um curso e uma campanha em que estou participando, em São Paulo, Vila Mariana.

os espaços dos lixões nas periferias estão esgotados, e a prefeitura quer abrir mais, a população da periferia não quer, lógico, que é horrível e perigoso morar perto de lixão.

a Defensoria da Água, com outros órgãos, busca fazer a prefeitura e a população refletirem sobre o problema do lixo, como reduzir esta produção, o que fazer com ele, etc. É bom lembrar que há bilhões de reais envolvidos na brincadeira, pagando umas 18 empresas para mexer com o lixo, então tem muito intere$$e na jogada.

quem quiser se juntar ao grupo de estudos para estudar e propor soluções, e provavelmente ano que vem lançar um livro na Bienal do Livro com isso, fale comigo, ou com o próprio secretário da Defensoria das Águas, o Leonardo Morelli. ou simplesmente chega lá.

nossas discussões são sempre às segundas-feiras, às 19 horas, do lado do metrô Vila Mariana, no sindicato dos trabalhadores em editoras de livros.

segue artigo escrito sobre o assunto pelo Morelli: http://www.ecoagencia.com.br/index.php?option=content&task=view&id=2747&Itemid=2

e este é o site do sindicato onde nos reunimos: http://www.seel-sp.com.br/

meu e-mail: mauricio@kanno.com.br

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

O Google dá nota para seu site! + Atualizando navegadores!

Acho que já dá pra mudar de assunto um pouco, né? :) Até eu tô cansando de falar de vegetarianismo, rsrs...

PageRank

Bem, pois é, o que mais importa aqui é que tanto na versão atualizada do Firefox como do Explorer apareceu uma ferramenta chamada PageRank. Ela é ótima e muito divertida!!! Dá vontade de ficar brincando com ela várias vezes, em vários sites diferentes! (Pra mim foi assim, rs)

Para cada site em que você entra, ela colore de verde (oba! viva veg, rs!) um pedaço de uma barrinha vertical. Quanto mais preenchida a barrinha, mais importante é o site para o Google. Ao entrar em qualquer site (procure fazer isso com a página principal do site), dê um tempinho para a barrinha analisar o site, e então veja se algo muda lá. Experimente colocar o mouse em cima desse símbolo de PageRank para ler: "O PageRank é uma avaliação do Google sobre a importância desta página (X/10).", onde X é uma nota de 2 a 10.

Veja o resultado de algumas experiências que fiz (não achei site com nota 0 ou 1):

Nota 2: O Portal Curioso (meu site artístico) e Animais de Pêlo (blog que montei para uma amiga protetora de animais, principalmente gatos e cães)

Nota 3: Animao (este meu blog no Blogger), Boaro.info (blog de meu amigo Júlio, que me ensinou o vegetarianismo), Comunix (blog de Hernani Dimantas, um pioneiro da internet) e Renanosoma (site com chats sobre nanotecnologia em que comecei a trabalhar) [como se vê, há principalmente blogs aqui; mas me espantei com a grande diversidade deles, em visitação, antiguidade e em frequencia de posts, tendo a mesma nota]

Nota 4: Portal Japão da SBPN (site sobre o Japão em que trabalho) e Vegetarianismo.com.br (site referência sobre vegetarianismo, mantido pela Sociedade Vegetariana Brasileira)

Nota 5: Stoa ("orkut" ou site de redes sociais da USP) e Portal Acessa São Paulo (site de um dos maiores programas de inclusão digital do Brasil, em que trabalhei por 2 anos)

Nota 6: UOL e Folha Online

Nota 7: YouTube e Portal da USP (o site da USP é mais importante para o Google que do o UOL e da Folha!)

Nota 8: Wikipédia, MySpace e Facebook (estes dois últimos, mas principalmente o último, segundo minha amiga canadense Lisa Smith, são o "orkut" do mundo ocidental do Norte: Europa e América do Norte)

Nota 9: Flickr (imperdível site de compartilhamento de fotografias!)

Nota 10: site do MIT (Massachussets Institute of Technology)!

Que coisa, não imaginava que sites de universidades (mesmo destas tão conceituadas) tivessem este poder no Google...

Atenção, mas também é possível, em várias situações, principalmente em páginas internas e também em sites do próprio Google, que a barrinha do PageRank fique vazia e se você colocar o cursor do mouse em cima apareça a mensagem: "Não há nenhuma informação de PageRank disponível." Portanto, evite estas situações, para não se frustrar, e manda ver nas páginas principais de sites em geral!

(Obs.: encontrei alguns sites que dizem dar o PageRank de dado endereço... Mas parece que não funciona direito não, dá sempre 5, por exemplo, como este aqui. )

Navegadores em forma!

Eu acabei de reinstalar e atualizar meu Mozilla Firefox com Google Toolbar 2.0.0.2, pois tava dando pau (aliás, isso está me frustrando no Firefox...). Na verdade, vem um monte de coisa junto, nem pude experimentar tudo, mas uma dessas coisas novas (acho que já tinha, mas só agora reparei como funciona) que vale muito a pena é o PageRank do Google.

Aliás, também reinstalei e atualizei meu Internet Explorer 7.0.57. Pois reparei no Baixaki que agora a famigerada versão 7,0 do IE, plágio do Firefox no que toca às abas, e com visual todo brilhantinho, agora estava gratuita e livre (não o código, claro, mas para mim, mero usuário, isso é irrelevante). Antigamente era necessário ter uma certificação do Windows original, pelo visto isso não é mais necessário...

Claro, prefiro usar o Firefox, mas meu trabalho e meu dia-a-dia em geral exige frequentemente que eu utilize ao mesmo tempo mais de uma conta de e-mail no Gmail, por exemplo, e por isso uso dois navegadores. Agora ficou bem mais fácil usar o IE... Que aliás também tem o PageRank.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Lançada a campanha municipal "São Paulo: Um dia sem carne"

Nesta quinta-feira, 1o de novembro, foi o Dia Mundial Vegano, que busca promover em todo o mundo o respeito aos animais. Neste dia, a partir das 12 horas, foi lançada por grupos de defesa dos animais a campanha "São Paulo: Um dia sem carne", com um ato público na Praça Patriarca, próximo ao Viaduto do Chá, em frente à prefeitura.

Foi apresentado durante o evento um projeto para que o dia 20 de março seja instituído no município como "Um dia sem carne". A proposta é educativa, ao fazer com que este dia estimule respeito por todos os seres, promovendo uma sociedade pacífica, sustentável e saudável.



O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, recebeu e apoiou publicamente proposta para que o projeto seja encaminhado para a Câmara dos Vereadores. Fez parte do ato a distribuição de frutas, como símbolo da alimentação pacífica, além de uma feijoada vegetariana. Foram também realizadas impressões gratuitas de estampas de camisetas.



Os organizadores do evento são: grupo Orientação para Conscientização Ambiental da Sociedade Vegetariana Brasileira (OCA*SVB), grupo Ativismo, advogado Laércio Benko, grupo Libertar, Partido Verde, grupo Veganos e veterinário Wilson Grassi. Há também apoio de outras entidades, listadas na página do evento: http://www.svb.org.br/oca/umdiasemcarne.htm



Esta iniciativa propõe o incentivo ao estudo e reflexão sobre os benefícios do vegetarianismo para as pessoas, animais e o planeta como um todo. Entre os temas envolvidos estão: a alimentação e sua ligação com o meio ambiente, cidadania e paz; direitos dos animais, produtos em geral de origem animal e alimentos orgânicos.

Obtenha o folheto do evento, explicando os motivos principais do vegetarianismo, aqui: http://www.svb.org.br/oca/sem_carne_sp.pdf

Veja mais fotos aqui: http://picasaweb.google.com.br/mpkjor/AtoUmDiaSemCarne

sábado, 3 de novembro de 2007

Fotos de galinhas, coelhos e porcos em fazenda do Paraná

Fotos que tirei em 4 de outubro de 2007, na Fazenda da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, quando viajava para reunião da SBPN...



De fato, as galinhas poedeiras (que botam ovos) vivem bem apertadas... E olha que esta nem é uma fazenda industrial, de produção em massa de fato...

--------



Putz, o pessoal cria até coelhos para abate! Não sabia dessa... Que horrível!

----------





Apesar da fama negativa, os porcos e porquinhos são fofos e familiares...

-----

Veja mais em: http://picasaweb.google.com.br/mpkjor/GalinhasPorcosCoelhos?pli=1

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Ótima oportunidade para abandonar o leite de vez

A população em geral tem ficado alarmada com as denúncias divulgadas pela mídia sobre leite contaminado de fábricas de Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul. Seria um "alimento básico", como escreve Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) e colunista da Folha. Pois bem, até pode ser um "alimento básico", mas apenas por costume, cultura.

Esta parece uma ótima oportunidade para abandonar o consumo de leite de uma vez. Afinal, o ser humano é o único animal que continua bebendo leite após a época de bebê. E mesmo quando bebê, não bebe leite materno, como recomendado por tantos especialistas.

Aliás, como são ricos em proteína animal, são grandes responsáveis por todas as alergias: bronquite asmática, asma, rinite, urticária, alergias da pele, além de distúrbio do aparelho digestivo: náuseas, vômitos, diarréia, gastrite, dores abdominais, cólicas; provocam, também, inflamações e infecções de repetição: gripes, amigdalites, bronquites catarrais, inflamações nos ouvidos; dores de cabeça, enxaqueca, dores articulares, etc. Rico em gordura, engordam, elevam o colesterol e dão complicações circulatórias. O cálcio que contém não é bem aproveitado pelo organismo e vai se depositar nas articulações, provocando as doenças articulares, e nos vasos sangüíneos, dando arteriosclerose. Forma cálculos (pedras) nos rins e vesícula. Saiba mais em http://www.stetnet.com.br/vidasaude/pag7.htm

---------Cálcio

Não se preocupe com o cálcio, famoso nutriente do leite. Veja os níveis de absorção de alguns alimentos:

Vegetais verdes-escuros (brócoli, couve-de-Bruxelas, repolho verde e couve-chinesa, couve, couve-nabiça, etc.): 50-70%
Leite: 32%
Amêndoas: 21%
Feijões: 17%
Espinafre cozido: 5%

Fonte: ( http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=1306&Itemid=136 )

-------Proteína

Quanto à proteína, o médico Eric Slywitch informa que "alguns grupos alimentares, como cereais (arroz) e leguminosas (feijões) apresentam o que chamamos de aminoácido limitante. É um aminoácido em quantidade um pouco menor do que os outros. No entanto, existem todos os aminoácidos essenciais em cada um desses grupos." Ler mais em http://www.svb.org.br/folhetos/Proteinasevegetarianismo.htm .

---Sofrimento dos bebês

Isso no que toca aos humanos; no que toca aos animais, lembrar que o subproduto do leite são os bezerros; afinal, para uma vaca ter leite, é preciso que ela tenha filhos, assim como ocorre para uma ama-de-leite. E o que será feito desses bezerros, que são bebês de vacas ou bois? A maior crueldade com os animais, que é a produção de vitela, uma carne macia, devido à flacidez da carne do bezerro, vendida então em restaurantes de elite. Saiba mais em http://blog.kanno.com.br/search?q=vitela . Ou então estes bebês são simplesmente "descartados".

Confira o artigo artigo de Maria Inês Dolci, que inspirou este artigo.

Maurício Kanno
Jornalista


Imagem de fábrica de leite tirada pelo usuário "fotomy", do banco de imagens SXU.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Imaginação e atitudes agressivas do grupo Afropress e ABC sem Racismo

Olha, é extremamente difícil de acreditar que pessoas bem intencionadas como o grupo da Afropress / ong ABC sem Racismo estejam se dedicando a atacar de tal maneira o Fábio Paiva, fundador da ong Pelo fim do holocausto animal. Ele é uma pessoa extremamente séria e dedicado a uma causa nobre, de incentivar às pessoas que respeitem e não causem sofrimentos aos animais.

Não conhecia a equipe da Afropress, mas pelo visto se dedicam a promover a causa das pessoas afrodescendentes. É ótimo haver grupos deste tipo, buscando superar a tradição tão negativa dos anos pós abolição da escravatura no Brasil. Eu mesmo gosto muito da cultura afro-brasileira: pratico capoeira e adoro este esporte/cultura/música, fiquei muito feliz de conseguir meu primeiro cordão, com o mestre João de São Paulo, e aprender a fazer tantas manobras que não conseguia antes.

Aparentemente, apesar desta equipe estar tão afinada com a causa dos afrodescendentes, que já passaram por tantas dificuldades e ainda passam, pela abolição oficial de sua escravatura no Brasil ter sido relativamente recente, no fim do século XIX, esta equipe, apesar de dizer que o faz, não considera o sofrimento dos animais, que são tão sensíveis como os humanos, e assim também merecem a abolição de seu sofrimento e consideração de sua dignidade, e resolve atacar um dos mais ativos defensores dos animais, o Fábio Paiva. Lembrar que os defensores dos animais como ele são extremamente necessários, porque os animais não podem se defender ou lutar por seus direitos.

Dignidade universal

Fábio Paiva, como outros defensores dos direitos animais, tem uma profunda consideração e respeito pela dignidade dos seres. Ora, assim sendo, como poderia ele ter a remota intenção de ofender ou discriminar a segmentos da espécie humana, que também é uma espécie animal, a tal Homo sapiens? É um raciocínio fácil de ser feito, creio eu, que ele não teria essa intenção.

Difícil imaginar como alguém pode entender que a comparação de imagens e fatos feita por Fábio, um ativista dos direitos animais, não esteja se referindo ao sofrimento e discriminação por que passaram animais humanos, neste caso por simples diferença de etnia e/ou religião, e por que ainda passam animais não humanos, neste caso por simples diferença de espécie.

Se alguém quisesse de fato, hipoteticamente, comparar humanos a outros animais (considerando que isso seja uma ofensa; aliás, é interessante notar como é fortíssimo este preconceito humano com os outros animais), não precisaria utilizar imagens de sofrimento. Poderia pegar imagens de humanos e de outros animais numa situação qualquer, mais padrão, digamos.

Quem parece estar agindo de maneira preconceituosa é a ong ABC sem Racismo / Afropress, porque atribuem a hipotética comparação do humano com outros animais como um insulto. Ou seja, consideram os outros animais seres extremamente inferiores. Por isso são incoerentes ao dizer que apóiam a causa animal.

Insulto imaginativo e lembrança do mau

Por que seria um insulto a associação de imagens da crueldade com animais com os sofrimentos, as humilhações, torturas e mortes praticadas no escravismo de negros e no holocausto contra judeus? Ora, certos sofrimentos já são bem reconhecidos pela humanidade; outros não são. E é isso o que aparentemente Fábio Paiva quis mostrar, que o sofrimento de outros animais é tão horrível quanto foi o sofrimento de certas populações humanas.

Por acaso, lembrar sofrimentos significa insultar seus representantes? Ora, quando Picasso pintou Guernica, ele estaria insultando esta população, ao retratar e lembrar o que sofreram? Quando frequentemente se lembra da bomba atômica lançada sobre Hiroshima e Nagasaki, e se mostram os japoneses que sofreram as consequencias, se está insultando estas vítimas? Não. Se está lembrando, buscando mostrar esta dor, para que isto jamais aconteça.

E é por meio desta estrutura de lembrança, que Fábio, na situação criticada, acaba na verdade, tanto por criticar o mau tratamento aos animais, como também aos humanos que sofreram. De maneira alguma é possível imaginar que ele estaria querendo denegrir certos humanos. A frodescendentes e judeus também se manifestaram, concordando com que este insulto é muita imaginação.

De todo modo, o fato de "uma semana depois da denúncia da Afropress" as imagens criticadas terem sido retiradas, só confirma que Fábio nunca teve intenção de ofender, como ele mesmo declarou publicamente.

Conclusão: pacifismo e comunicação

Mal-entendidos sempre podem acontecer. A comunicação humana é passível de falha. E realmente é possível que alguns indivíduos possam se ofender por coisas que outros sequer imaginem. Mas, se por um acaso, Fábio Paiva acabou por ofender a alguém, por que este alguém não entrou em contato com ele, e buscou resolver a coisa de uma maneira civilizada e pacífica, como sempre almejamos todos para resolver os eventuais conflitos? Ele é uma pessoa acessível, sensata e honrada, pelo que pude conversar com ele, e pelas várias mensagens que foram enviadas em seu apoio.

Mas não, ao invés disso a ong ABC sem Racismo resolveu tomar uma decisão agressiva e mover uma representação no Ministério Público contra Fábio Paiva, um cidadão que luta por uma causa nobre. Isso é muito triste.

Maurício Kanno
Jornalista ecologista e defensor dos direitos animais

[Também publicado em http://respeitoatodos.blogspot.com/, mantido por Eliane Lima e Silas Cordeiro]

-----

Referências:

Ataques:
http://www.afropress.com/noticias_2.asp?id=1381
http://www.afropress.com/editorial.asp

Defesas:

http://www.holocaustoanimal.org/esclarecimento.htm
http://www.veddas.org.br/cartaaomovimentonegro.htm
http://respeitoatodos.blogspot.com/