quarta-feira, 28 de maio de 2014

Arte MK20: Ilustrando Estrelas e Doces + Expo Broto + Vingadores da Pizza

Oi!

1) Mais duas ilustrações finalizadas, encomendadas pela prima Daniela Vieira Kanno para seu livro de contos e crônicas!




*

2) O restaurante vegano Broto de Primavera vai abrigar, a partir deste domingo (1º de junho) uma exposição de pinturas tripla: minhas, do Azul e da Camila Hardt. A mostra se chama “Brotando Arte”, e vai se estender por todo o mês de junho. Temos na organização os veteranos artistas veganos Vermelho e Violeta. O objetivo é “levar uma mensagem de reflexão e quem sabe de transformação de ideias sobre a forma de vermos e vivermos com a natureza e os animais”.


Os perfis dos artistas são variados: Azul se caracteriza por inquietude, descontentamento, humorado deboche; Camila por uma fuga de padrões de beleza e de preconceitos, em busca de consciências; eu tenho buscado mesmo algo mais delicado e sutil na natureza e no fantástico. ;) Saiba mais sobre a exposição no evento do Facebook!

*

3) Publiquei novo conto no Enlaces Literários: “Os Vingadores da Pizza”! É uma gozação misturando elementos dos contos anteriores baseados em “Highlander” e entregador de pizza dos colegas, “Deu praTi” (por Diego Lops) e “Entre um Deus Imortal e Um Verme” (por Camila Serrador)... com os clássicos seriados japoneses de monstro gigante como “Changeman” e “Flashman”!

Tem até a imagem abaixo e uma música de abertura, que criei especialmente para esse seriado fictício, rs.


E a colega Leide Fuzeto Gameiro já publicou até um conto conectado com esse, que tal espiar “A Justiceira”, uma reinterpretação bem mais tenebrosa de meus inocentes guerreiros?

*

4) Criei uma nova página fixa em meu blog sobre o livro “A Menina que Ouvia Demais”, agora até com possibilidades de compra via PayPal e PagSeguro!

Fiquei contente com o comentário do colega escritor Vitor Junior Pereira, que lá já incluí: “O meu exemplar acabou de chegar e estou lendo. Kanno, você é muito bom! Seu humor pós-moderno é muito divertido e você conduz a narrativa muito bem. Seus diálogos são impecáveis. É um livro para todas as idades. Parabéns pelo excelente trabalho. Sou grato por ter um amigo escritor da melhor qualidade.”

*

5) Gostaria de divulgar uma proposta de “cura musical”, como Cecília Valentim chama sua Arte do Ser Cantante. Ela vai dar ao longo de junho um curso que desenvolveu juntando sua formação em psicologia com o canto, às terças-feiras e custa R$ 180. Outra atividade é dia 27 de junho, sexta-feira, das 20h-22h (Kora, o Canto e o Sagrado), por R$ 70.


Ela voltou da Inglaterra pela primeira vez há 20 anos. Depois disso, costuma ir pra lá a cada dois anos, para novos treinamentos em Healing Voice (voz curativa) com Jill Purce. Estudou na Espanha, também, com Montserrat Figueiras e Jordi Savall. Ela assim hoje considera o canto como um profundo processo de autoconhecimento e utiliza essas áreas trabalhando como artista, educadora e terapeuta.


Cecília conta também: “O canto e a cura sempre fizeram parte do meu caminho. Comecei a cantar com 11 anos (música comecei com 4 anos, piano e violão) e aos 15 conheci a psicologia no curso normal (magistério, equivalente ao colegial de hoje). Meu interesse me levou a iniciar um processo terapêutico na época.”

*

[Este conteúdo é enviado semanalmente por e-mail para mais de 140 interessados! Se você também deseja receber, basta me solicitar por e-mail: mauricio.kanno arroba gmail.com! :) ]

Até a próxima semana!
Maurício

terça-feira, 20 de maio de 2014

Arte MK19: 1ª edição esgotada + contos de ônibus e estrelas + encontro de blogueiros

Oi!

1) Uma grande notícia: em apenas três semanas, acabou a primeira tiragem de 50 livros de meu primeiro romance, “A Menina que Ouvia Demais”! Agora é partir pra segunda tiragem! Quem ainda tiver interesse ou quiser indicar para seus amigos, é só reservar comigo, que já coloco seu nome na lista de espera. Preciso de 22 pedidos confirmados (já tem alguns) pra encomendar com a editora a nova impressão, tá?

2) Outra entrevista comigo sobre meu livro e sobre ser escritor foi publicada num blog literário,desta vez o Fragmentos Intensos, de Iara Kimi! Aqui há novos conteúdos em relação à entrevista anterior feita por Andrea Galvão, como detalhes sobre o processo de produção e desafios em escrever o livro, além da resposta à desafiadora pergunta: "Por que ser escritor", rs. Olha lá!


*

3) Terminei a primeira ilustração das encomendadas pela prima bibliotecária Daniela Kanno Vieira para seu livro de contos e crônicas! Esta apresentará a seção de histórias que aconteceram durante viagens de ônibus!


*

4) Nesta quinta-feira (22), outro amigo lança livro, aliás, três livros de uma vez: a coleção poética de ficção científica “Stelo Binara”, do professor da USP e artista Artur Matuck. O título do livro faz referência a uma estrela binária, o que indicaria um reencontrar-se do ser humano com o outro, numa consciência expandida. Há inclusive uma inventividade própria de um ativismo pelos direitos animais, com testes feitos em humanos em uma civilização “ultrarracional”.


O evento contará com palestra e debate incluindo a participação da professora de literatura francesa da USP Verónica Galíndez-Jorge e do editor do Portal Cronópios, Pipol. Será na livraria Cultura da Av. Paulista, loja de Artes, das 19h às 22h. Eu colaborei com o autor nesse livro produzindo press-release, parte aproveitado nesta nota da Agência USP. Você pode também conhecer mais sobre a obra neste vídeo.

*

5) Pra terminar, gostaria de divulgar o V Encontro Blogs de Letras, do Publish News. Tem sido um espaço importante para mim, de modo a conhecer muita gente engajada que adora literatura, além de me incentivar a aprender mais a respeito. O evento é gratuito e estão disponíveis 40 vagas. As inscrições devem ser feitas até segunda-feira que vem (26 de maio) e o evento ocorrerá na sexta-feira seguinte (30).


Este é um evento apenas para blogueiros que mantêm seu blog ativo e todos os participantes ganharão kits montados pela editora SESI-SP, que é a patrocinadora da vez! Saiba mais no site do Publish News. A propósito, um dos autores convidados é o Luiz Bras, que já foi meu professor de ficção científica; inclusive participei recentemente de um lançamento de livro dele, olha nóis aqui embaixo!


*

[Este conteúdo é enviado semanalmente por e-mail para mais de 140 interessados! Se você também deseja receber, basta me solicitar por e-mail: mauricio.kanno arroba gmail.com! :) ]

É isso aí! Até a próxima semana!
Maurício

domingo, 11 de maio de 2014

Boletim ArteMK18: Pinturas na Alemanha, entrevistado por blogueiras e recriando o português

Oi!

1) Nesta semana fui convidado pela ativista Antonia Kurz para expor minhas pinturas na Alemanha, na cidade de Stuttgart, durante o evento Vegan Street Day! Trata-se de um festival que ocorrerá em 8 de junho para mostrar a variedade de assuntos associados ao estilo de vida vegano. E isso incluirá uma exposição de artes! Olha só, este é o site do evento (em alemão).


(O site do evento alemão decorado com algumas 
das minhas pinturas solicitadas, em montagem que fiz.)

A artista disse que me achou pela página internacional de artes pelos animais Art for Vegan, mas eu nem sabia até então que esta página tinha mostrado algo meu por lá! rs. Depois, até encontrei lá uma pintura de golfinho que fiz, e deixaram meu nome... mas botaram Japão como meu país!

*

2) Fui entrevistado esta semana sobre meu primeiro romance e livro solo, "A Menina que Ouvia Demais", por duas blogueiras literárias: Andrea Galvão e Iara Kimi! A primeira já publicou em seu blog “Own Mine” o resultado


(Isso é que é dar o maior apoio! Além de aparecer no lançamento de meu livro e comprá-lo, 
a Andrea até me entrevistou e publicou as respostas no blog dela!)

Ela me perguntou várias questões curiosas: meus hábitos de leitura quando pequeno (destaquei a coleção Vagalume), como comecei a escrever (aí falei sobre poemas que escrevi desde os 12 anos e os romances começados mas que não passaram de algumas páginas no colegial), planos futuros na literatura (aí tem o livro animalista que organizo e um romance com um duelo entre duas figuras famosas de uma data festiva mundial), minhas inspirações e dicas para outros autores. Bem, espia lá pra saber do resto! ;)


(Aí alguns dos livros que foram muito importantes na minha infância, já que a Andrea perguntou!)

*

3) Apresento-lhe dois textos que Magali Narciso Fortes, que participou de minha oficina literária no Encontro Nacional de Direitos Animais, produziu por lá. Eram exercícios de escrita-relâmpago, cada um produzido em um ou alguns minutos. E sempre baseados em algum objeto, como fiz em atividade conduzida pelo amigo Dimas Gomez, num grupo literário de que participei com ele.


*

"Que pena que minha disciplina no padrão me obrigou a limpar teus pelos no blusão.
Partistes e percebo que, coladas no prático objeto, há lembranças de você. Pelo menos, um pêlo, ao menos."

(Texto baseado em acessório limpador de pelos de pets.)

*

"Eu sou energia. Energia só funciona se for conectada.
Movimento das ondas.
As ondas se propagam.
As ondas dos mares;
as ondas do rádio.
Conexão, informação.
Somos pilhas no mecanismo cósmico.
Cosmos sou eu e tudo o que vibra.
Vibração é vida. Vida em plenitude.
Tudo que vive, vibra."

(Texto baseado em carregador de celular.)

*

4) Escrevi enfim uma resenha com destaques do livro "O Último Voo do Flamingo", do escritor moçambicano Mia Couto! Principalmente indicando vários trechos com recriação linguística... coisa que eu achava meio exagerada de se ficar fazendo numa longa narrativa, mas... li e saboreei demais as desta obra! Marcante principalmente por isso, é muito inspirador!


Só pra adiantar algumas belas expressões, olha só: "A vila se formigava em roda vivente."  E depois, quando se perguntou ao protagonista sobre as línguas que ele sabia falar, respondeu: "Umas, de estrada. Outras, de corta-mato."

*


5) Divulgo também o concurso de cartuns e/ou charges MedPlan deste ano, sediado em Piauí. Desta vez, o tema é eleições e as inscrições vão até 20 de maio, devendo as obras ser produzidas em folha A3. Há prêmios em dinheiro entre R$ 5.000 e R$ 2.000. Os 100 melhores trabalhos serão publicados em um catálogo e os premiados em um calendário. Também serão expostos 40 trabalhos, em exposição itinerante. Saiba mais no site do concurso.


*

[Este conteúdo é enviado semanalmente por e-mail para mais de 140 interessados! Se você também deseja receber, basta me solicitar por e-mail: mauricio.kanno arroba gmail.com! :) ]

É isso aí! Até a próxima semana!
Maurício

Mia Couto: Brincando de reinventar a língua na África

Li o livro "O Último Voo do Flamingo", do escritor moçambicano Mia Couto. Sim, é homem mesmo, não mulher, como o nome parece dar a entender. Li esta obra incentivado por uma parceria da Companhia das Letras com a Biblioteca Mário de Andrade. Não pude ir ao debate relacionado, mas valeu a leitura!

A maior inspiração que o livro me deu foi mesmo pela recriação linguística. Até tirei fotos de alguns trechos pra você ver.


Esta frase inicial já achei linda: "A vila se formigava em roda vivente." Olha que legal utilizar a ideia de formigueiro e transformar isso em verbo, ainda por cima agregando outras ideias conjuntamente, de roda e vivo - com verbo que dá uma ideia de contínuo.


E nem só de recriação linguística se faz este livro. Tem também um humor muito absurdo, como quando uma cabra aparece no meio de um discurso oficial de autoridade e fica com seu "Méééé!".


Aqui, outro exemplo bonito de expressão. Quando se perguntou ao protagonista sobre as línguas que ele sabe falar, ele respondeu: "Umas, de estrada. Outras, de corta-mato." Veja que modo mais rico e poético de se referir a elas, associando-as ao tipo de caminho que se deve acessar para utilizá-las.


Este trecho foi um dos que mais me chamou a atenção. Tanto pela maneira de falar do personagem pai do protagonista, quando "joga o corpo fora": "- Agora eu já não sou sujeito de nada. Me irresponsabilizo." E também pela forma com que é descrita sua atitude de abandonar a mãe do protagonista: "E passou a dormir fora, gastando sua idade em leitos de outras. Minha mãe chorava enquanto dormia na solidão do leito desconjugal."


Em seguida, temos expressões que se referem à morte da mãe e a reação do filho: "(...) só para fazer conta que não notara que ela já desvivia. Eu queria era pequeninar tristeza." E podemos prosseguir ainda com: "Fiquei com o corpo de minha mãe encostando uma leveza no meu peito, semelhando uma folha tombando do imbondeiro."


Por último, gostaria de citar este fato narrativo curioso, em que uma mulher amaldiçoada da vila critica um italiano da ONU pelo seu modo de andar. Só lá pro finalzinho do livro a importância vital desse passo será demonstrada... Então não vou estragar a surpresa de quem for ler! ;)


E é isso! Vale a pena a leitura, por mais que a narrativa seja bem maluca e sem muito pé nem cabeça às vezes, algumas coisas não se encaixam no começo e continuam desencaixadas! Mas saquei que o objetivo desse livro foi mais poético em boa parte das vezes. Não se deve considerá-lo contando fatos concretos o tempo todo. Faz parte do clima construído pela linguagem que utiliza. Bem, aí foram os destaques que encontrei!

Abraço,
Maurício

sábado, 3 de maio de 2014

Arte MK17: Fotos lançamento 1º romance + pintura de Freud!

Oi!

1) Aí vai uma pintura de Sigmund Freud que fiz como encomenda pro psicanalista esta semana... 


*

2) E, claro, as fotos do histórico lançamento de meu 1º romance e livro solo! (Confere aí o álbum!) Estiveram presentes mais de 20 pessoas, de norte a sul do Brasil, como Adaliane, do Rio Grande do Norte, e Diego, do Rio Grande do Sul! Rs. Assim como vários amigos da comunidade veg, incluindo os meninos Pedro e Artur; e até Alfer Medeiros, experiente escritor e organizador da primeira antologia de contos de que participei, ano passado!

(Camila Serrador, de Araraquara (SP) [acima], com Diego, deram uma 
boa força na preparação do espaço pra receber o pessoal!)


E já foi embora mais da metade da tiragem inicial de 50 exemplares! Hoje mesmo já mandei livros para Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ)! :) 



*

3) Nesta semana também melhorei o listão de contos no projeto de contos semanais de que participo, o Enlaces Literários, incluindo agora também a categoria de cada história, espia só! E nesta semana, também estreou a convidada Nicole Siebel, que foi minha colega de antologia sobrenatural "Mentes Inquietas"!



*

4) Pra dar uma dica alheia desta vez, rs, fica o lembrete da exposição de Salvador Dalí, meu artista modernista favorito! Suas obras passarão pelo Rio de Janeiro (Centro Cultural Banco do Brasil) em maio e por São Paulo (Instituto Tomie Ohtake) em outubro!

(Não sei que quadros estarão na mostra, mas este 
"A Persistência da Memória" é clássico pra ilustrar)

*

[Este conteúdo é enviado semanalmente por e-mail para mais de 140 interessados! Se você também deseja receber, basta me solicitar por e-mail: mauricio.kanno arroba gmail.com! :) ]

Até logo!
Maurício