terça-feira, 3 de agosto de 2010

Desafio Literário de Países Exóticos 2011!

Oi!

Faz tempo que eu tinha planejado isso, e antes que chegue 2011, quero deixar aqui registrada minha proposta!

Proponho o Desafio Literário de Países Exóticos! O objetivo é ampliar nosso conhecimento de visões do mundo, parando de ler só norte-americanos e britânicos, como ocorre geralmente com os livros.

Então, quem quiser, que participe também! Bem, na verdade até já comecei a me esforçar nesse sentido, li um livro de um autor afegão, uma autora indiana, assisti a um filme sobre a Ruanda, etc... Mas agora gostaria de compartilhar isso com você!

E pra ficar uma coisa organizada, proponho as seguintes categorias para caada mês de 2011:

Lista de categorias literárias por países exóticos

(Prioridade nas regiões esquecidas do mundo)

1 (janeiro) –África (do centro ao sul)
2 (fevereiro) – Norte do Brasil
3 (março) – Oceania
4 (abril) - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (não vale Brasil nem Portugal)
5 (maio) – Seu país favorito ou "do coração" (uma colher de chá, eheh)
6 (junho) – Ásia (Oriente Médio, Subcontinente Indiano e ex-União Soviética)
7 (julho) – Nordeste do Brasil
8 (agosto) – Europa Oriental e Países Nórdicos
9 (setembro) – América do Norte e Central (menos EUA)
10 (outubro) – Ásia (Extremo Oriente e Sudeste Asiático)
11 (novembro) – América do Sul (menos Brasil)
12 (dezembro) – África (do norte ao centro)

A ideia então é que, até dezembro de 2010, você publique em seu blog (ou me manda aqui nos comentários ou por e-mail (mpkjor arroba gmail.com) quais são os livros que você pretende ler durante 2011. E então, é mandar ver! Bem, e me avise!

Então, a cada mês, leia o livro, por exemplo, um africano em janeiro, e então comente o que achou do livro (uma resenha) em seu blog. Bem, e me avise a cada vez!

Aceito sugestões sobre como conduzir isto... Talvez criar um blog específico pra divulgar as resenhas da galera, por exemplo. Como é feito com o Desafio Literário by RG 2010. Ah, e espero não estar fazendo concorrência se a Vivi já tiver outra ideia para 2011... eheh

Desafio Literário 2010 by RG

Estou em 2010 participando da melhor forma possível do Desafio Literário 2010, da Vivi, blog Romance Gracinha. Foi esta a inspiração total, claro, eheh. Na verdade, o formato busca ser praticamente igual, apenas sugerindo outras categorias de livros.

Aqui você pode conferir a lista de livros que preparei em dezembro de 2009. De fato, estou conseguindo, mesmo com atrasos e repondo depois, ou não lendo integralmente cada livro, ou trocando um por outro da mesma categoria, estou conseguindo ter sucesso em cumprir uma resenha e leitura por mês!

E esta é a lista de categorias do Desafio Literário organizado pela Vivi.

Se estiver a fim, e não estiver ainda participando, que tal entrar nessa também?

Diversão e aventura com Tolkien, antes de "Senhor dos Anéis"!

Enfim, entendo por que há tantos fascinados pelos livros de J. R. R. Tolkien (John Ronald Reuel Tolkien).

Como já assisti aos filmes da saga "O Senhor dos Anéis", resolvi ler "O Hobbit", que conta acontecimentos anteriores aos que passam nos 3 filmes já produzidos.



Pois é, e não tem jeito, acabo visualizando os personagens como os atores caracterizados do filme. Este é um "problema" e "vantagem" de ler um livro que foi adaptado ao cinema (bem, na verdade este ainda não foi, apesar de estar em preparação há uns anos, super-enrolado). Mas o seu universo foi, e isso é o que importa.

É muito emocionante, já estar familiarizado com grandes personagens como Gandalf, o mago aventureiro que nunca fica parado numa torre; e Gollum/Sméagol, criaturinha horrível e inquietante, mas fascinante; e o tio do Frodo, ver como ele acaba caindo em aventuras nada a ver com seu estilo de vida. É claro, além do aparecimento inicial de "O Anel".

Diversão e narrador presente

O mais legal é que o livro, a narração, é bem engraçada. As situações em que são colocados os personagens são um tanto absurdas às vezes, extremadas, com personagens em apuros tão ai-meu-Deus-do-céu, mas que acabam sendo naturais até, no contexto da obra. O início com o anfitrião recebendo trocentos convidados que não convidou, mas sem querer destratá-los, já mostra a que veio o livro! Uma situação absurda bem divertida!

E o narrador nos conta as histórias como se estivéssemos reunidos em torno de uma fogueira. Ou algo do tipo. FIgamos, ah, mas eu não contei como é um hobbit, contei? Ah, mas vocês também ficariam muito assustados com aquilo, se estivessem lá. Ah, eu não sei como ele foi parar lá, ou de onde ele veio...

Ou seja, há uma semelhança entre este narrador (que nunca se apresenta, apesar das esporádicas referências a "eu" e "você, leitor") e os dos contos-lendas de Clarice Lispector, sobre os quais resenhei no mês anterior. Gostei deste tipo de aproximação com o leitor. Dá um ar gostoso na narrativa.

Sem falar que há muitas exclamações, reticências, etc. É um livro bem vivo! Ok, às vezes é um saco ficar lá lendo umas descrições um pouco longas (que não chegam perto do livro 1 de "Senhor dos Anéis", pelo que me contam), e as várias canções (há várias durante o livro), parece desenho animado da Disney.

Sempre tem gente cantando, de anões, elfos a orcs! Juro que quando jogava RPG, eu nunca vi nenhuma criatura cantando, a não ser o bardo (menestrel, artista ambulante de fantasia medieval). Então, é bem curioso pra mim ver esse povo todo cantando e etc. Até os monstros orcs!

De todo modo, pra mim, que me habituei com esse mundo jogando RPG, é bem legal sentir a expressividade dessas histórias originais em que aparecem essas criaturas fantásticas! O fato é que não consigo parar de ler, no ônibus, metrô, em casa, em qualquer lugar!

(Curiosidade: Tolkien nasceu na África do Sul, mas partiu já com 3 aninhos pro Reino Unido... valeu o toque, chefinho!)