sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Arte MK 4: Expo Montada & 20 Originais Vendidos

Oi! Janeiro termina legal, veja só!

1) Ficamos eu e Beatriz das 10h até 16h ontem (5ª feira, 30) para deixar a exposição Artes pelos Direitos Animais já montada na véspera! Isso depois de umas 50 horas nas últimas semanas em que acabamos de selecionar as obras e seus locais, além de eu ter ficado principalmente preparando e revisando as detalhadas legendas de cada arte, contatando cada uma das outras 4 artistas nacionais e 11 internacionais...

  
Ufa! Agora o belo espaço zen da Surya está só aguardando você hoje (6ª feira, 31) para o coquetel de abertura, entre 18h30 e 21h30! O endereço é Rua Dr. Fabrício Vampré, 232, a duas quadras do Metrô Ana Rosa, em São Paulo (SP). E a notícia sobre a exposição no site Vista-se já tem mais de 2 mil recomendações! 


*

2) Meu espaço de vendas de artes na loja Endossa, no Centro Cultural São Paulo, ganhou uma luminária (enfim obtida a correta para o espaço, depois de passar por quase 10 lojas e até comprar uma errada antes, rs). E agora sigo caminho solo: minha parceira teve que sair do espaço, então estão somente prints de minhas artes lá, com exceção de quatro dela das mais graciosas que mantive. Aguardo sua visita! A loja fica ao lado do Metrô Vergueiro!



*

3) Resolvi montar, ainda que provisório, um Listão de Artes Vendidas! Desde que comecei a vender originais de minhas pinturas, em dezembro de 2012 – ou seja, no período de aproximadamente um ano – verifiquei que vendi ao menos 20 artes, em geral durante os Bazares Veganos de que participei. Uma constatação curiosa: 85% das vendas ou encomendas foram para as garotas! Rs.

*

4) Duas das mais novas pinturas encomendadas e vendidas são a Gatinha Preta para Cassiana Santos, já entregue (baseada em foto de Felícia, antiga gatinha minha); e o Cavalo Branco, ainda no início, por ora praticamente só grafite, para Wiwiane Luz! Fiquei um tempão estudando a anatomia do cavalo e suas proporções para acertar a base desta, hehe.



*


5) E temos mais contos no Enlaces Literários, ambos no universo do trabalho! Nesta semana, foi a vez de Lucas Rodrigues (Recife (PE)) escrever “O Escritório”, mergulhando no mundo da burocracia; e de Diego Lops (Porto Alegre (RS)), criar “15h30min”, segundo ele inspirado em “Uma Anedota de Português”. ;)

Até a próxima semana! :)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Arte MK 3: Exposição no Spa Surya & Conto na Dimensão Literária!

Olá, querid@ amig@!


1) Na próxima sexta-feira, 31 de janeiro, estreia a exposição Artes pelos Direitos Animais, que estou organizando no Espaço Surya! Esse belíssimo e zen nobre espaço de spa e bem estar vai exibir 25 artes, sendo 5 pinturas minhas; 9 de artistas brasileiras, como minha parceira Beatriz; e 11 trabalhos de artistas estrangeiras, principalmente da Alemanha, EUA e Canadá!


Espero por você no coquetel de abertura, das 18h30 às 21h30! Será a celebração de incontáveis horas de trabalho voluntário desde 2012, quando comecei a organizar os Concursos Internacionais de Artes pelos Direitos Animais! Você também pode contribuir comprando ou encomendando originais ou reproduções de artes minhas ou das artistas participantes. ;)

O Espaço Surya fica a duas quadras do Metrô Ana Rosa, na Rua Doutor Fabrício Vampré, 232.



*

2) Publiquei nesta segunda-feira, com duas ilustrações, a história “Bem Vindo à Dimensão Literária!”, terceira que escrevo para o projeto Enlaces Literários! Aproveitei a onda temática dos contos anteriores sobre a própria literatura para escrever esse texto, que também funciona como prólogo para meu pequeno romance “A Menina que Ouvia Demais”, já apresentando alguns de meus personagens! 


EnlacesLiterários é um blog que começou em novembro e conta com 7 escritores! Nesta quinta-feira, já me seguiu Luli Sarraf, organizadora do Calendário Celebridade Vira-Lata, com o conto “O melhor lugar para se trabalhar”! Que tal dar uma espiada e oferecer sua opinião sobre nossas histórias? ;)


*

3) E, por falar nesse projeto literário... Já recebemos convite para publicar um livro do Enlaces Literários! A proposta veio do amigo de tempos universitários Bruno Carneiro de Castro, que lançou sua própria editora, a Decápole! A ideia é que seja um livro de bolso com um novo conto de cada um dos 7 autores, devidamente enlaçados! ;)

*

4) Para terminar, dois convites pra você! Semana que vem é a última do prazo para envio de contos e poemas para um livro literário sobre direitos animais que estou organizando! Topa participar? Não se preocupe se não tiver experiência! Deixa a humildade de lado, leia as instruções e bora lá!

*

5) E que tal você também me enviar suas próprias novidades artísticas para publicar aqui? Este boletim já alcança mais de 100 pessoas! Seria bacana incluir dicas de exposições ou livros que você tenha gostado ou ainda mostrar suas próprias artes!

[Este boletim também é publicado em meu blog, onde você pode ver inclusive os boletins anteriores! ;) ]

É isso aí! Grande abraço e até a próxima semana!
Maurício Kanno

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Boletim Arte MK 2: Pintura na Noruega & Contação para Crianças!

Oi, prezad@ amig@! Lá vão mais cinco novidades minhas no mundo da arte, neste segundo boletim artístico!

*

1) Pintura de coelhinha na Noruega
Como prêmio pela arte vencedora do 2º Concurso Internacional de Artes pelos Direitos Animais, que organizei em 2013, a norueguesa Hannah Rostad me encomendou uma pintura de sua coelhinha Multe! Mandei a obra viajar lá pra esse país nórdico... e veja agora a pintura ao lado da modelo fofinha, seu amiguinho grandão Herman, e a artista acima deles!



2) Porquinho para São José dos Campos (SP)
Acabo de despachar pelo correio minha quarta pintura para Wiwiane Luz, minha querida cliente que mais obras me encomendou até hoje! Já comprou uma de vaquinha, São Francisco com gatinhos, de porquinhos... E agora lá foi esta, uma versão noturna e levemente renovada de um porquinho que tinha feito para Amanda Luiza, de Fortaleza (CE)!


*

3) Biografia do líder ativista George Guimarães
Semana passada realizei a primeira entrevista da série que inicio com George Guimarães, líder da ONG Veddas (Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade). Pretendo escrever um livro biográfico sobre ele, que completa 40 anos no inicio de fevereiro. Acredito que a obra, com muitos diálogos e narrativas cheias de ação, interesse a muita gente! Iniciamos com sua infância e adolescência, sobre as quais aprendi fatos surpreendentes...



4) Contação de histórias para crianças
No início desta semana, contei quatro histórias de minha autoria para Pedro (6 anos) e Artur Sardella (11 anos): “Tabletinha & Smartinha”, que acabo de escrever e vou publicar aos poucos; “Família Dragão”, “Monstros da Fazenda” e “O Homem que Comia Carne”! Artur me emprestou “Diário de um Banana 1”, assisti a “Diário de um Banana 3” com Pedro e espiei a coleção de brinquedos e livros dos dois!



5) Enlaces Literários no mundo da narrativa

Meus colegas de projeto literário estão mergulhando no mundo narrativo literalmente nas suas histórias! Leide Fuzeto Gameiro fez a própria equipe de 7 autores virar personagens; Bruno Muller fez seu personagem implorar às musas por inspiração; e Camila Serrador contou as agruras de um idoso que trabalhou por tantos anos na indústria de criação de histórias... Que tal espiar? ;) E segunda-feira é minha vez! Como vou bagunçar ainda mais esse coreto? Rs.


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Boletim Arte MK 1: Loja no Centro Cultural & Dragões Enlaçados!

Oi, prezad@ amig@! Neste primeiro boletim artístico, mostro e conto sobre duas de minhas últimas criações ou projetos concretizados ou em andamento deste 2014 que se inicia... e lembro duas das mais importantes realizações do fim de 2013!

*

2014

1) Venda de pinturas em loja no Centro Cultural SP: A partir desta quarta-feira (08/jan), reproduções de minhas pinturas estão à venda todos os dias, de terça a domingo, em um dos pontos culturais mais importantes de São Paulo!

Tenho agora lá um espaço privilegiado na loja colaborativa Endossa, de modo que minhas pinturas podem ser vistas na vitrine frontal do estabelecimento, logo à direita da porta! Parceria com a amiga Beatriz Rezende Ramos. Veja fotos do espaço (e quem sabe também visite e até compre algo, rs)!



2) Narrativa “Rapsódia Draco-Revolucionária Sem Face Antideprê”: Esta foi minha primeira narrativa do ano, escrita e publicada no segundo dia de 2014! O enredo é sobre um revolucionário que resgata um filhote de dragão.

Mais do que isso, trata-se de uma amalucada e engraçada mistureba de elementos dos 13 contos que foram publicados em 2013 no projeto Enlaces Literários! Você pode até brincar de encontrar as conexões... Pra ajudar, coloquei links para cada um dos contos aos quais me refiro! Mas só em um trecho por conto. Para os outros “enlaces” – há fartura deles – , fica por sua conta encontrar e me dizer! Quem achar mais, ganha um prêmio! Olhaí!


*

2013

3) Vendas de pinturas e livretos no Bazar Vegano: Foi o maior sucesso de vendas que já tive em um evento e em um único dia, em dezembro! Vendi 8 reproduções de pinturas minhas, 3 delas na moldura; entreguei 2 originais de pinturas encomendadas previamente e recebi 3 novas encomendas!

A primeira edição de meu livreto-reportagem “SAC Vegano” também fez sucesso, com 9 vendas! Veja a mesa que dividi lá com Beatriz, já divulgando nossa marca de parceria "Super Tofu"!



4) Conto “Família Dragão”: Esta história inverte a clássica visão heróica do herói que mata dragões. Aqui o fantástico réptil é a vítima, com filhos e fêmea para proteger. Escrito e publicado em novembro, foi minha primeira contribuição ao projeto Enlaces Literários. Leia aqui: http://enlacesliterarios.wordpress.com/2013/11/14/familia-dragao/



O Enlaces é um projeto que idealizei como um coletivo de escritores – hoje com gente de norte a sul do Brasil –, com um propósito diferente... A cada vez, o autor do dia (dois por semana) escreve seu conto utilizando algum elemento da história criada pelo participante anterior! Assim, todas as narrativas ficam ligadas, seja por falarem de vampiros, sono ou depressão! Conheça mais sobre ele em nosso site: http://enlacesliterarios.wordpress.com/

*

É isso, amig@!
Até semana que vem, com mais destaques artísticos no 2º Boletim!

Abraço!
[Obs.: As ilustrações dos contos também são de minha autoria.]
[Obs.2: Este boletim só é enviado após pedido ou autorização. Se não desejar mais recebê-lo, ou se alguém ainda não o recebe e quer, é só avisar para mauricio.kanno arroba gmail.com!]